Se você deseja abrir empresa em Salvador, saiba que você chegou ao lugar certo e que neste conteúdo, vai encontrar um passo a passo completo sobre o assunto.
Vamos falar sobre os custos, documentos necessários, regimes de tributação, tipos de empresa e todos os trâmites envolvendo os órgãos públicos federais, do estado da Bahia e também municipais.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que com o apoio de uma boa contabilidade, é possível abrir uma empresa em Salvador de forma rápida e descomplicada.
Deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas? Se você respondeu que “Sim”, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Como abrir empresa em Salvador [Passo a Passo]
Para compreender como funcionam os trâmites para abrir empresa em Salvador, nada melhor que um passo a passo completo e detalhado, não é mesmo?
Foi pensando nisso, que o time de contadores e especialistas em abertura de empresas da Já Calculei Contabilidade decidiu elaborou este artigo.
Sendo assim, vamos ao que realmente interessa, ou seja, ao passo a passo com todas as informações que você sempre buscou sobre o tema.
1.Contratação de uma contabilidade que atenda na Bahia
O primeiro passo para abrir empresa em Salvador é contratar uma contabilidade que atenda na Bahia, afinal, não são todos os escritórios de contabilidade que estão preparados para atender nesta região do Brasil.
Portanto, se você vai empreender, mas ainda não contratou um serviço de contabilidade, não deixe de conhecer os nossos planos, pois o nosso maior objetivo é facilitar a sua vida, começando pela abertura de empresa gratuita.
Com o apoio de bons contadores, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e cuidar dos trâmites legais para abertura da sua empresa.
2.Organize os documentos necessários
Logo após contratar um serviço de contabilidade, você receberá orientações quanto aos documentos necessários para abertura da sua empresa.
Aqui neste ponto, vale destacar que ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abrir empresa em Salvador não é extensa e na maioria dos casos, inclui apenas os seguintes itens:
- RG e CPF do empresário;
- Carnê IPTU ou outro documento onde conste a Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário em três vias;
- Declaração de imposto de renda do empreendedor (se declarante);
- Certidão de casamento do empreendedor (se casado).
Com toda documentação separada e devidamente organizada, a contabilidade terá tudo o que precisa para iniciar os trâmites legais para tirar o seu sonho empreendedor do papel.
Além disso, você não precisa se preocupar, pois em caso de dúvidas com qualquer um dos documentos acima, os contadores saberão como lhe orientar.
3.Pesquisa de viabilidade e localização
Para abrir empresa em Salvador, a contabilidade precisa realizar uma consulta de viabilidade na SEDUR – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Cabe a este órgão, observar as regras de zoneamento urbano da capital baiana e com base nisso, definir se a empresa poderá desenvolver as atividades pretendidas no endereço escolhido inicialmente.
Vale destacar que a realização da consulta prévia de viabilidade, é muito importante para evitar atrasos na liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
4.Registro da empresa na JUCEB
Para abrir empresa em Salvador, a contabilidade providenciará o registro do contrato social ou requerimento de empresário na JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia.
Nesta etapa, você já deve ter definido o nome fantasia e a razão social da sua empresa, lembrando que estes não podem ser idênticos ao de outras empresas já registradas pela Junta Comercial.
Por isso, é muito interessante ter mais de uma opção em nome, pois caso seja identificado que a primeira alternativa já está em uso, basta pular para a segunda opção.
5.Emissão do CNPJ
Dando sequência ao passo a passo para abertura de empresas em Salvador, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
O CNPJ é um documento obrigatório para todas as empresas instaladas no Brasil, pois reúne uma série de informações cadastrais importantes, dentre as quais, podemos destacar:
- Endereço completo;
- Data de abertura;
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Atividade econômica (CNAE);
- Natureza jurídica;
- Porte da empresa;
- Telefone e e-mail.
A emissão deste importante documento é de responsabilidade da Receita Federal do Brasil.
6.Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal
Para abrir empresa em Salvador, a contabilidade também precisará entrar com os pedidos para emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal.
- A Inscrição Estadual é emitida pela Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), e possui caráter obrigatório para todas as empresas que, em função da natureza de suas atividades, são contribuintes de ICMS.
- A Inscrição Municipal é emitida pela Prefeitura de Salvador, e possui caráter obrigatório para todas as empresas que em função das suas atividades, são contribuintes de ISS.
7.Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, através de solicitação da contabilidade, a Prefeitura de Salvador irá verificar se a empresa em questão atende todos os requisitos legais e possui toda documentação necessária para entrar em funcionamento.
Em caso positivo, será emitido o Alvará de Localização e Funcionamento, documento que permitirá o início das atividades da sua empresa.
Quanto custa para abrir empresa em Salvador?
Os interessados em abrir empresa em Salvador, precisam custear o pagamento da taxa de registro empresarial da JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia.
Na data de publicação deste conteúdo, os valores eram os seguintes:
- Empresa Individual: R$ 113,00
- Sociedade Empresária: R$ 261,00
Além disso, também é preciso custear os honorários da contabilidade, a menos que você escolha a Já Calculei, já que aqui, a abertura de empresa é gratuita.
Tipos de empresa e regime tributário para abertura de empresa
Por fim, vale destacar que para abrir uma empresa, a contabilidade orientará você a optar por um dos seguintes regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Também será preciso escolher por uma das seguintes naturezas jurídicas (tipo de empresa):
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A.
Deseja saber mais e abrir empresa em Salvador? Clique aqui e entre em contato conosco!