Como abrir empresa de desenvolvimento de software? Essa é uma dúvida que se tornou muito comum nos últimos anos, sendo acompanhada pelo forte crescimento da demanda por serviços de programação e desenvolvimento de softwares e aplicativos.
A tecnologia está em toda parte, facilita nossas vidas, e, portanto, somos cada vez mais dependentes dela, seja nas nossas tarefas da vida pessoal ou no mundo dos negócios.
Não restam dúvidas, o mercado de desenvolvimento é promissor e uma ótima alternativa para quem deseja empreender e montar o próprio negócio. Se este é o seu caso, você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao tema “como abrir empresa de desenvolvimento.”
Para saber mais e não perder nenhuma informação importante, continue conosco e acompanhe esta matéria até o final.
Como abrir empresa de desenvolvimento de software [Passo a Passo]
Quando o assunto é como abrir empresa de desenvolvimento de software, nada melhor que um passo a passo detalhado para esclarecer todas as dúvidas.
Por isso, neste tópico, vamos detalhar todas as etapas que envolvem a abertura deste tipo de empresa e tudo o que você precisa saber para colocar os seus planos e ideias de negócio em prática.
1.Contrate uma contabilidade
Sem dúvida alguma, o primeiro passo para abrir uma empresa de desenvolvimento de software é a contratação de uma contabilidade.
O contador poderá esclarecer todas as suas dúvidas, cuidará dos trâmites para abertura e legalização da empresa e além disso, trabalhará diariamente para manter as obrigações do negócio em dia com o fisco.
Dentre as atribuições do contador, podemos destacar:
- Abertura e legalização da empresa;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Elaboração do balanço contábil;
- Dentre outras atividades importantes.
2.Separe os documentos necessários para abertura da empresa
Logo após contratar uma contabilidade, você precisará reunir alguns documentos para abrir a sua empresa de desenvolvimento de software.
Normalmente, são necessários os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.
Além disso, você precisa decidir se abrirá a sua empresa no seu endereço residencial (trabalhando de forma remota) ou em um endereço comercial.
3.Escolha um CNAE compatível com suas atividades
Dando sequência as etapas do nosso passo a passo sobre como abrir empresa de desenvolvimento de software, será preciso definir o CNAE do empreendimento.
O CNAE é um código de 7 dígitos que será vinculado ao CNPJ indicando quais são as atividades desenvolvidas pela empresa.
Com base na legislação em vigor, temos os seguintes CNAEs para desenvolvimento de softwares:
- 6201-5/01 – Desenvolvimento de softwares sob encomenda;
- 6202-3/00 – Desenvolvimento de softwares customizáveis;
- 6203-1/00 – Desenvolvimento de softwares não customizáveis.
É possível optar por um único CNAE ou múltiplos, desde que um deles seja indicado como a atividade principal da empresa.
4.Defina um regime tributário e uma natureza jurídica
Após definir o CNAE, será hora de escolher um regime tributário e uma natureza jurídica para abrir sua empresa de desenvolvimento de software.
Quanto ao regime tributário, temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quanto a natureza jurídica, temos as seguintes alternativas:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima.
Procure tomar essas decisões com a orientação de um contador para escolher as alternativas mais indicadas para os seus objetivos de negócio.
5.Elabore o Contrato Social
Após tomar suas primeiras decisões como empreendedor, você precisará elaborar o Contrato Social ou um Requerimento de Empresário (a depender do caso).
Estes documentos reúnem uma série de informações sobre a futura empresa e funcionam como uma espécie de certidão de nascimento empresarial.
O Contrato Social ou o Requerimento de Empresário serão registrados na Junta Comercial, dando início aos trâmites legais para abertura da empresa de desenvolvimento de software.
6.Aguarde a emissão do CNPJ e demais documentos
Por fim, após a elaboração do documento de constituição da empresa e seu respectivo registro na Junta Comercial, basta aguardar alguns dias para que a contabilidade conclua a legalização do negócio, incluindo a emissão dos seguintes documentos:
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação for emitida, a empresa estará autorizada para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades.
Veja também: Quanto ganha um desenvolvedor mobile
Quanto custa para abrir empresa de desenvolvimento de software?
O custo para abrir empresa de desenvolvimento de software, pode ser bastante reduzido, tendo em vista, que este modelo de negócio pode funcionar de forma remota.
Por sua vez, quanto a abertura e legalização da empresa, os custos normalmente são os seguintes:
- Honorários da contabilidade;
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Aquisição de certificado digital.
Para você que chegou até aqui, a boa notícia é que a Já Calculei Contabilidade oferece abertura de empresa gratuita, ou seja, sem cobrança de honorários sobre este tipo de serviço.
Como abrir empresa de desenvolvimento de software pela internet?
Você sabia que é possível abrir empresa de desenvolvimento de software pela internet, de forma rápida e econômica, sem qualquer tipo de complicação?
Durante muito tempo, os empreendedores questionavam e reclamavam do excesso de burocracia e do tempo necessário para abrir uma empresa.
No entanto, a boa notícia é que com o avanço da internet e com a chegada de serviços como a Já Calculei Contabilidade, isso mudou bastante.
Com o nosso apoio você pode abrir a sua empresa pela internet, em apenas alguns cliques, veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!