CNAE Serviços Administrativos: Você sabe quais são as opções disponíveis e como funciona a tributação para serviços administrativos?
Nesse conteúdo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e apresentar um passo a passo completo para abertura gratuita da sua empresa.
Deseja saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas em relação ao CNAE Serviços Administrativos? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
Qual é o CNAE Serviços Administrativos?
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE Serviços Administrativos é o seguinte:
- 8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
Esse CNAE compreende: O fornecimento de uma combinação ou de um pacote de serviços administrativos de rotina a empresas clientes, sob contrato, tais como: serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade, arquivamento, preparação de material para envio por correio, etc.
Dentre as atividades incluídas nesse CNAE, temos:
- Serviços de arquivamento de documentos;
- Centros de negócios, apoio operacional a empresas ou a profissionais liberais;
- Centros de serviços de apoio às empresas;
- Combinação de serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade, arquivamento, preparação de material para envio por correio, etc.;
- Serviços de coworking;
- Escritórios compartilhados;
- Serviços de escritório virtual;
- Serviços de organização de arquivo de documentos no local do contratante;
- Serviços de organização de arquivos;
- Serviços de preparo de folha de pagamento;
- Serviços administrativos combinados para terceiros.
Posso abrir MEI para serviços administrativos?
O MEI é uma das opções mais procuradas por quem pretende abrir uma empresa e CNPJ para prestação de serviços administrativos.
Além de toda a facilidade que envolve a abertura de um MEI, as empresas que se enquadram nesse modelo contam com tributação reduzida e em valor fixo.
No entanto, é preciso destacar que apesar dos seus benefícios, o MEI não está disponível para todos os tipos de atividades.
Dentre as atividades que não são permitidas ao MEI, temos aquelas relacionadas ao CNAE Serviços Administrativos 8211-3/00.
Diante disso, podemos afirmar que não é possível abrir MEI para serviços administrativos, restando como opção para o empreendedor a abertura de uma ME – Microempresa.
É melhor prestar serviços administrativos como pessoa física ou jurídica?
Quem decide prestar serviços administrativos como pessoa física, precisa preencher mensalmente o carnê-leão e contribuir mensalmente com o Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50%.
Base de cálculo | Alíquota | Parcela a deduzir |
Até 1.903,98 | Isento | Isento |
De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,50% | R$ 142,80 |
De 2.826,66 até 3.751,05 | 15% | R$ 354,80 |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,50% | R$ 636,13 |
Acima de 4.664,68 | 27,50% | R$ 869,36 |
Em função da alta carga tributária e de outros fatores como a emissão de notas fiscais, não restam dúvidas de que a prestação de serviços administrativos como pessoa jurídica é a melhor opção para o empreendedor.
Como funciona a tributação para Serviços Administrativos?
O empreendedor que decide abrir uma empresa para prestar serviços administrativos pode optar pela tributação no Simples Nacional.
No Simples Nacional, as atividades relacionadas ao CNAE Serviços Administrativos são tributadas da seguinte forma:
Anexo III: No anexo III, com alíquota inicial em 6%, desde que as despesas com pró-labore e folha de pagamento da empresa representem o percentual mínimo de 28% do seu faturamento.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Anexo V: No anexo V, com alíquota inicial em 15,50%, quando as despesas com folha de pagamento e pró-labore são inferiores a 28% do faturamento.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Também é importante destacar que em alguns casos, a contabilidade pode orientar as empresas vinculadas ao CNAE Serviços Administrativos a optar pelo Lucro Presumido, regime tributário, com alíquotas que variam de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
Quais as vantagens de abrir um CNPJ para Serviços Administrativos?
Você que chegou até aqui em busca de informações sobre o CNAE Serviços Administrativos e pretende abrir um CNPJ, poderá aproveitar uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Permissão para emissão de notas fiscais;
- Acesso a linhas de crédito e financiamento com juros mais baixos;
- Permissão para contratar e registrar funcionários;
- Regularidade fiscal das atividades perante o fisco;
- Mais possibilidades de fechar negócios e contratos;
- Maior credibilidade perante os contratantes;
- Dentre outras vantagens importantes.
Como abrir uma empresa de Serviços Administrativos?
Se você chegou até este conteúdo, com o objetivo de abrir uma empresa de serviços administrativos, mas não sabe exatamente por onde começar, vamos ajudar você.
Neste tópico, preparamos um passo a passo completo, com todos os itens e informações que você precisa para abrir a sua empresa, desde o plano de negócios ao Alvará de Localização e as estratégias de marketing para divulgar a sua empresa.
1.Tenha um plano de negócios
Quando o assunto é como abrir uma empresa de serviços administrativos, a primeira coisa que o empreendedor precisa considerar é a elaboração de um plano de negócios completo, que dentre outras informações, inclua:
- Objetivos e missão da empresa;
- Planejamento financeiro;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Estudo de fornecedores;
- Definição de metas;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Planejamento de marketing;
- Estrutura e mão de obra necessária.
Com um plano de negócios em mãos, o empreendedor será mais assertivo nas suas decisões, garantindo economia e evitando imprevistos no processo de estruturação e gestão da sua empresa.
Não tenha dúvidas, toda e qualquer empresa que alcança o sucesso tem por trás, um plano de negócios completo e muito bem organizado.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Após a montagem do plano de negócios, contratar um escritório de contabilidade é o próximo passo para quem pretende abrir uma empresa de serviços administrativos.
Os escritórios de contabilidade oferecem todo suporte e assessoria que o empreendedor precisa para colocar suas ideias em prática e manter o seu negócio em dia com o fisco.
Dentre as responsabilidades e atribuições do contador, podemos destacar:
- Cuidar da abertura e legalização da empresa;
- Calcular impostos e emitir guias de pagamento;
- Calcular o pró-labore e a folha de pagamento;
- Entregar as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Emitir relatórios com o Balanço e o DRE.
Além das atribuições listadas acima, o profissional de contabilidade também poderá fornecer auxílio ao empreendedor na:
- Escolha do CNAE ideal para suas atividades;
- Definição do melhor regime tributário;
- Escolha da natureza jurídica ideal para a sua empresa.
Por isso, não tenha dúvidas, além de necessário para a regularidade e abertura da sua empresa, o contador será o maior parceiro do seu negócio!
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3.Reúna a documentação necessária
Após contratar um serviço de contabilidade, você será orientado a separar os documentos necessários para abertura da sua empresa, incluindo:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
Por sua vez, dentre os documentos listados, precisamos destacar o Contrato Social e a FCN, que são aqueles que costumam gerar mais dúvidas.
Contrato Social/Requerimento de Empresário: O Contrato Social e o Requerimento de Empresário são documentos exigidos pela Junta Comercial para o registro de empresas.
O primeiro, é destinado a empreendedores que desejam abrir um negócio em sociedade e o segundo para empreendedores individuais.
Dito isso, precisamos esclarecer que em ambos, teremos uma série de informações importantes, incluindo:
- Nome da empresa;
- Dados dos responsáveis;
- Lista de atividades (CNAE);
- Endereço Completo;
- Capital Inicial da empresa;
- Dentre outras informações.
Caso você possua algum tipo de dúvida em relação a elaboração deste documento, conte com o suporte e assessoria do nosso time de contadores e especialistas na abertura de empresas.
FCN – Ficha de Cadastro Nacional: Por sua vez, a Ficha de Cadastro Nacional, deverá ser preenchida no modelo fornecido pela Junta Comercial e possui basicamente as mesmas informações que estão presentes no Contrato Social.
4.Aguarde a abertura e legalização da empresa
Com a documentação listada no item anterior em mãos, a contabilidade iniciará os trâmites para registro e abertura da sua empresa de serviços administrativos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Normalmente, esses trâmites levam cerca de 30 dias para conclusão, podendo variar para mais ou para menos, a depender da natureza jurídica adotada pela empresa e também da sua cidade de abertura.
5.Inicie a contratação de funcionários
Com o CNPJ ativo, você poderá iniciar os trâmites e o processo seletivo para contratação dos seus funcionários.
Para isso, você poderá conduzir por conta própria um processo seletivo ou então, contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço.
Durante esta etapa, você precisará:
- Definir os cargos e funções vagas;
- Definir benefícios e remuneração;
- Anunciar as vagas em aberto;
- Receber e selecionar os currículos;
- Realizar dinâmicas, provas e entrevistas com os candidatos.
Por sua vez, após selecionar os candidatos que melhor se encaixam nas vagas, basta solicitar alguns documentos para que a contabilidade cuide dos trâmites de admissão.
Dentre os documentos necessários, podemos destacar:
- Identidade e CPF;
- Cartão ou número do PIS;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Atestado médico admissional.
6.Invista em estratégias de marketing e vendas
Com tudo pronto para iniciar as atividades, será hora de investir em estratégias de marketing e vendas para tornar a empresa conhecida e conquistar os primeiros clientes.
Para isso, basta seguir o que foi definido no plano de negócios, escolhendo as melhores estratégias para divulgação da empresa e seus serviços, incluindo, por exemplo:
- Anúncios nas redes sociais;
- Anúncios em jornais, rádio e televisão;
- Prospecção ativa de potenciais clientes.
Esse trabalho deverá ser contínuo, para que assim, a sua empresa consiga atrair um número cada vez maior de clientes, expandindo os seus negócios e faturamento.
Seguindo todas as dicas e orientações que listamos ao longo deste passo a passo, temos certeza de que a sua empresa de serviços administrativos será um verdadeiro sucesso!
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