Você sabe o que é um cartão de crédito corporativo? Talvez você já tenha ouvido falar nesse tipo de ferramenta em reportagens de jornal e associado a algo ruim.
De fato, nos últimos anos esse objeto ganhou uma má fama por conta de esquemas de corrupção de grandes empresas. Mas ele nunca foi o problema em si.
Na realidade, se utilizado com responsabilidade e estratégia, o cartão corporativo pode ser muito útil para a gestão de uma empresa. A Já Calculei irá falar tudo sobre ele hoje!
O que é um cartão corporativo?
De forma bastante resumida, o cartão de crédito corporativo nada mais é do que um cartão de crédito vinculado a conta de uma empresa, ao invés de uma conta pessoal.
Não existe diferença substancial a respeito da utilização do cartão. Ele pode ser usado tanto de forma física, por aproximação ou online para fazer compras para a empresa.
Quanto ao limite, este é definido no momento da aquisição, e ele também irá depender do faturamento da empresa, que deve ser apresentado por meio de documentos oficiais.
Geralmente o melhor uso deste tipo de ferramenta é com o departamento de compras da empresa. Ele é ideal, em especial, para empresas com um fluxo grande de compras.
Para conseguir um cartão corporativo para fazer o pedido junto a uma instituição financeira, que na maioria das vezes será o banco o qual a empresa tem uma conta.
Cartão de crédito corporativo possui função débito?
Assim como qualquer cartão de crédito, o cartão de crédito corporativo também pode ter a função débito. Isso irá depender apenas do contrato firmado com a gestora do cartão.
Vale ressaltar que assim como os cartões de débito normais, a função de débito do cartão corporativo irá consumir os recursos que estiverem na conta da empresa.
Isso significa que é importante, antes de qualquer coisa, verificar a saúde financeira da empresa e o fluxo de caixa antes de sair usando a função débito.
Vale ressaltar que existe a opção do cartão corporativo pré-pago. Em outras palavras, a empresa injeta um valor que poderá ser usado ao longo de um período de tempo definido.
Empréstimos com cartão de crédito corporativo
Entre as várias possibilidades do cartão de crédito corporativo, uma das que podem mais interessar aos empresários, é a possibilidade de obter empréstimos com ele.
No caso, isso irá depender do acordo com o banco emissor do cartão, mas a possibilidade existe sim. O que também deve ser analisado, por sua vez, é a necessidade disso.
Empréstimos, no geral, precisam ser usados para fazer investimentos que vão gerar retorno financeiro, visto que os juros e as parcelas prejudicam o fluxo de caixa.
O ideal é fazer uso do cartão de crédito corporativo apenas para aquilo que ele foi adquirido, ou seja, ajudar na gerência das compras mensais da empresa.
Não misture contas pessoais e contas empresariais
Algo que deveria ser óbvio, mas que muitas empresas fazem errado, é sobre a separação de contas pessoais e empresariais. Muitas empresas erram nisso.
Contas pessoais e empresariais devem ser separadas. As contas da empresa devem ser pagas pela empresa. Contas pessoais, devem ser pagas na conta pessoal do sócio.
O cartão de crédito corporativo, inclusive, pode ser muito bem utilizado para fazer essa separação de forma eficiente e até mesmo fácil, se ele for bem utilizado.
Veja as duas situações mais comuns geradas pela falta de organização de pagamentos.
Situação 1: Contas pessoais com cartão corporativo
Muitas vezes o empresário, sócio ou dono da empresa, acredita que pode ter o privilégio de pagar as suas contas pessoais diretamente com o cartão de crédito corporativo.
A questão é que isso atrapalha o fluxo de caixa e torna o trabalho de conciliar as entradas e saídas da empresa muito mais complicado. Mas então, como deve ser feito?
Assim como os salários dos empregados, os sócios da empresa devem ter o seu próprio salário, que no caso, é chamado de “pró-labore”, que deve ser definido corretamente.
O principal problema de pagar as contas pessoais diretamente no cartão corporativo, é que dificilmente o sócio se controlará quanto aos seus gastos, e que pode onerar a empresa.
Situação 2: Contas empresarias com cartão pessoal
Outra situação também igualmente comum é quando alguma conta da empresa precisa ser paga, mas o cartão corporativo não está por perto. Alguns recorrem aos cartões pessoais.
Nesse caso, pode acontecer de ser uma situação inevitável, que não haja o que fazer. O que significa que posteriormente deve haver uma compensação da empresa pelo gasto.
Entretanto, é imprescindível que isso seja evitado a todo custo.
É possível ter mais de um cartão de crédito corporativo?
A resposta é sim. É possível ter um cartão de crédito corporativo para cada sócio da empresa e até mais de um por sócio. Isso dependerá das necessidades da empresa.
Entretanto, é muito importante se perguntar qual é a necessidade de haver mais de um cartão corporativo. Isso pode acabar tornando o fluxo de caixa mais complexo.
Além do mais, se não houver um controle a respeito do uso dos cartões, podem ser feitas compras inesperadas ou não planejadas que acabam afetando o caixa da empresa.
Funcionários podem usar cartão de crédito corporativo?
Por fim, uma das perguntas que os empresários mais se fazem é: Funcionários podem usar cartão corporativo da empresa? A resposta para essa questão é complexa.
Você sabe que estes cartões estão no nome dos sócios da empresa. No entanto, nada impede que eles sejam usados por outras pessoas que tiverem a senha.
Dependendo do modelo de negócios da companhia, algumas empresas podem relegar o cartão corporativo ao departamento de compras, que pode ser ocupado por um funcionário.
Isso, no entanto, não exime a responsabilidade do sócio sobre este cartão. Qualquer compra indevida será de responsabilidade dele e da empresa.
Então, se por um lado não há nada impedindo outras pessoas de usarem o cartão de crédito corporativo da empresa, o ideal é que ele seja bem vigiado.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para colocar o blog da Já Calculei na sua lista de favoritos e acompanhar todos os nossos novos conteúdos.