Capital social é ativo ou passivo? Em qual parte do plano de contas fica alocado o capital social das empresas?
Uma das principais dúvidas daqueles que estão iniciando na contabilidade diz respeito a correta alocação da conta capital social.
Nesse conteúdo, vamos apresentar alguns conceitos contábeis para eliminar de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira!
Capital social é ativo ou passivo: O que é Capital Social?
O capital social é o valor que os sócios e acionistas de uma empresa integralizam, ou seja, investem em determinada empresa no momento da sua abertura.
Na prática, é o montante necessário para iniciar as atividades de uma empresa e manter as suas operações em funcionamento pelo tempo necessário até que os negócios comecem a gerar lucros.
Como podemos ver, não existe muito mistério quando o assunto é a definição do conceito de capital social.
Sendo assim, agora que você já conhece esse importante conceito, é hora de nos aprofundarmos na contabilidade e responder outras dúvidas comuns, dentre elas, se o capital social é ativo ou passivo.
O que é o capital social no balanço patrimonial?
Você já sabe o que é capital social, sendo assim, é hora de conhecer outro conceito muito importante na contabilidade, o balanço patrimonial.
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil e financeira que possui a finalidade de apresentar a posição patrimonial da empresa em determinada data.
Em outras palavras, podemos dizer que o balanço patrimonial representa uma posição estática que compreende todos os bens e direitos (Ativo), as obrigações (Passivo) e o Patrimônio Líquido da entidade em uma determinada data.
A estrutura do balanço patrimonial é dividida em “Ativo” e “Passivo”
No ativo, devemos classificar os bens e valores a receber da empresa, enquanto no passivo, devemos relacionar as obrigações a pagar.
Mas, e quanto ao capital social é ativo ou passivo?
De acordo com as normas contábeis, o capital social deve ser relacionado no passivo, na parte que trata do patrimônio líquido da empresa.
Muitos acreditam que o capital social é parte do ativo, no entanto, na prática, o que acontece é o contrário, o capital social é relacionado no ativo, pois é uma espécie de dívida e obrigação da empresa com os seus sócios.
Veja o que diz a Lei 6.404/76 em seu artigo 178, parágrafo 2º:
- 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
I – passivo circulante;
II – passivo não circulante;
III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Observe que a legislação deixa claro que o capital social faz parte do patrimônio líquido das empresas, e por consequência do seu passivo.
Sendo assim, quando o assunto é Capital Social é ativo ou passivo, você já sabe que se trata de um passivo.
Capital social é ativo ou passivo: Ativo e Passivo na Contabilidade
Você já sabe que a estrutura do balanço patrimonial é dividida em “Ativo” e “Passivo” e que o capital social faz parte do passivo.
Sendo assim, é hora de conhecer o conceito de ativo e passivo na contabilidade.
Ativo na Contabilidade
Ativo é um recurso econômico presente controlado pelas empresas como resultado de eventos passados, incluindo bens e recursos financeiros.
O ativo de uma empresa ou entidade é dividido da seguinte forma:
Ativo Circulante: O Ativo Circulante é composto pelos bens e direitos de curto prazo, ou seja, aqueles que a companhia espera que sejam realizados em até doze meses.
Sendo assim, o ativo circulante é formado pelos recursos financeiros disponíveis em caixa, mais os valores a receber no prazo de até 12 meses.
Ativo Não Circulante: Por sua vez, temos também o ativo não circulante, onde ficam relacionados os valores a receber em exercícios futuros, ou seja, com mais de 12 meses.
Passivo na Contabilidade
No lado do passivo são classificadas as contas representativas das obrigações a pagar das empresas, sendo dividido da seguinte forma:
Passivo Circulante: Contas representativas das obrigações cujos vencimentos estão previstos para ocorrer em até 12 meses.
Passivo Não Circulante: No passivo não circulante, temos as obrigações com vencimento em exercícios futuros.
Patrimônio Líquido: Por fim, temos no Patrimônio Líquido as contas representativas aos capitais próprios da entidade, incluindo recursos dos proprietários (titular, sócios, acionistas) ou decorrentes da gestão do patrimônio (lucros/prejuízos).
Fazem parte do Patrimônio Líquido e por consequência do Passivo, as seguintes contas:
- Capital Social;
- Reservas de Capital;
- Ajustes de Avaliação Patrimonial;
- Ações em Tesouraria;
- Reservas de Lucros;
- Prejuízos Acumulados.
Diante de todo o exposto, quando a dúvida é se o capital social é ativo ou passivo, não tenha dúvidas, na contabilidade, essa é uma conta do passivo.
Como definir o valor do capital social?
Não existe uma regra que define o capital social mínimo de uma empresa. Sendo assim, o mais indicado é que seja calculada a estimativa dos valores necessários para abertura e funcionamento da empresa até que o negócio consiga gerar receitas suficientes para cobrir os seus custos.
No entanto, vale destacar que apesar de não existir uma legislação que determine o valor mínimo do capital social, por convenção costuma-se adotar o valor mínimo de R$ 1.000,00.
É possível alterar o capital social?
Muitos empreendedores se perguntam se é possível aumentar o capital social da empresa, e a resposta para essa pergunta é sim.
Por sinal, aumentar o capital social é uma prática muito comum adotada por empresários e empreendedores que desejam injetar recursos próprios nas suas empresas para expandir os seus negócios.
Para alterar o capital social da sua empresa, consulte o nosso time de contadores e veja como registrar essa alteração na Junta Comercial do seu estado.
Conheça a Já Calculei Contabilidade
Capital social é ativo ou passivo? Você que acompanhou esse conteúdo até aqui não tem mais dúvidas, o capital social é uma conta que faz parte do passivo.
Agora que você já tirou uma série de dúvidas sobre o assunto, queremos convidar você a conhecer a Já Calculei Contabilidade.
Aqui na Já Calculei, você encontra serviços completos em contabilidade, incluindo a elaboração de relatórios como o Balanço Patrimonial e DRE, por mensalidades a partir de R$ 99,00
Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!