Você já pensou em ganhar dinheiro com aulas pela internet? Hoje em dia, esse é um modelo de negócio que cresce de forma exponencial e com alta velocidade também.
Todavia, apesar de ser um conceito bastante disseminado, usado tanto por pessoas comuns como por instituições, ainda tem muitos que não sabem como proceder.
Pensando nisso, hoje a Já Calculei escreveu esse texto sobre como ganhar dinheiro com aulas pela internet e tudo que é preciso considerar para ter sucesso. Vamos começar?
Aulas pela internet: uma tendência que veio para ficar
Em primeiro lugar é preciso entender que isso é uma grande tendência que não dá qualquer sinal de desaceleração. As pessoas não querem mais sair de casa para aprender.
De fato, se o conhecimento está ali, na palma de suas mãos, tão facilmente alcançável pela internet, porque elas iriam perder tempo saindo de suas casas para irem a uma instituição?
Existe também a vantagem inegável de que, pelo fato de qualquer pessoa poder ser um instrutor na internet, a quantidade e variedade de conteúdo é muito maior e mais abrangente.
Quem quiser e tiver tempo para procurar, pode achar aulas sobre absolutamente tudo. Desde culinária, direito, mecânica, telemarketing, artes marciais e o que você imaginar.
Muito desse conhecimento, inclusive, é distribuído de forma completamente gratuita. A questão é que as aulas pela internet pagas costumam ser mais densas.
Ensine sobre aquilo que você sabe melhor
Quem quer se aventurar a dar aulas pela internet, deve primeiro ter foco e ensinar aquilo que ela entende melhor. Só isso ela passará confiança e conseguirá ser bem-sucedida.
Tentar dar aulas sobre aquilo que não entendemos pode ser mais complicado, pois além de precisarmos nos esforçar ainda mais, teremos dificuldade de sintetizar o assunto.
Pense assim, se você sabe tocar violão bem, porque não grava uma série de aulas sobre violão? Você irá demonstrar muito mais autoridade e confiança e vender mais.
Aulas ao vivo ou cursos gratuitos ou pagos?
Uma das dúvidas sobre quem quer dar aulas pela internet é sobre qual é a melhor forma de fazer isso. Isso porque não só é possível gravar vídeos, como também dar aulas ao vivo.
Na realidade, ambas as formas de partilhar conhecimento são válidas e podem, inclusive, se complementarem uma à outra. O ideal é se programar para fazer ambos.
Por exemplo, é muito comum que os professores ou instrutores deem uma aula ao vivo pelo Youtube, Instagram e, ao final, mostram um link para comprar o seu curso.
Também existem aqueles que vendem cursos prontos e fechados os quais, dentro do seu conteúdo, se encontram as aulas online como um opcional de material.
Ambas as formas são eficientes. Entretanto, as aulas ao vivo geralmente, por serem gratuitas, tem uma finalidade mais comum de serem usadas para vender um produto.
Qual a melhor plataforma para vender aulas pela internet?
Algo que também é muito discutido entre quem quer vender aulas pela internet, é sobre qual plataforma utilizar para fazer isso de forma eficiente. No caso, as principais são:
- Hotmart: Uma das maiores plataformas de venda de cursos, iniciada em 2011 e sem uma especialização de gêneros, vendendo todo tipo de curso:
- Udemy: Outra grande plataforma que aceite os cursos mais variadores, de esoterismo a como fazer ligações frias de venda, são mais de 130 mil cursos;
- Twygo: Especializada em treinamentos corporativos com ferramentas para monitoração dos resultados e também fazendo uso de gamificação;
- EADbox: Utilizada em especial para abrigar cursos de pequeno porte e de negócios digitais, permitindo muitas personalizações nas páginas de venda dos cursos;
- Eduzz: Tal como o Hotmart, o Eduzz funciona por comissões e permite muitos formatos diferentes, como aulas gravadas, online, podcasts, documentos PDF e etc;
- Moodle: A única dessa lista que possui código aberto e permite uma série de modificações interessantes, ideal para treinamentos e cursos menores.
Como precificar o seu conhecimento corretamente?
Se você quer vender aulas pela internet, algo que não deve ser deixado para segundo plano é em relação a precificação. Primeiro, não existe uma regra específica quanto a isso.
Até porque, há muitos fatores que devem ser considerados na hora de se precificar um produto, seja ele físico, digital ou mesmo um serviço. Alguns deles são:
- A quantidade de valor agregado, no caso de aulas pela internet, o quanto de conteúdo está sendo vendido;
- A média de valor do mercado cobrador por um produto semelhante em tamanho ou semelhante em conteúdo;
- O quanto se investiu em propaganda e promessas de venda, já que a expectativa pode vender mais até que o valor entregue.
Por outro lado, vale ressaltar que algumas plataformas, como a Udemy, já oferecem sugestões fixas de preços e podem até ajudar com promoções.
Como virar referência no seu assunto?
Para vender mais aulas pela internet, no entanto, o ideal é que você se torne uma referência no assunto. Uma referência reconhecida pelas pessoas, é claro
A questão é que isso não é tão simples de ser atingido. Porque, se por um lado é necessário ser bom no que se faz, as outras pessoas também precisam dessa percepção.
Para fazer as pessoas terem essa percepção, no caso, é necessário um investimento maciço em propaganda e marketing digital, e isso inclui, entre outras coisas:
- Ter uma presença digital forte nas principais redes sociais;
- Postar muitos conteúdos de qualidade e com bastante frequência;
- Criar conexão com muitas pessoas e instituições;
- Investir dinheiro em tráfego pago e ser criativo com as propagandas.
Vale a pena vender aulas pela internet?
A resposta é sim, não há o que discutir. Esse mercado, apesar de já possuir uma enorme quantidade de professores, instrutores e vendedores, ainda está longe de saturar.
Conhecimento é algo que vende fácil e que muitas pessoas procuram. Ainda mais quando se pode ensinar tantas coisas diferentes de tantas formas diferentes.
Leve ainda em consideração que existe muito conteúdo de péssima qualidade que se apoia apenas em propaganda e que, mesmo assim, consegue vender que nem água no deserto.
Agora, imagine o que um curso bem feito, com conteúdo de alta qualidade, não conseguiria fazer se bem divulgado? Se destacar nesse mercado, no fim, não é tão difícil assim.
Gostou de saber como vender aulas pela internet? Então aproveite para acompanhar o blog da Já Calculei, estamos sempre postando novos conteúdos.