Atualmente o processo de abertura de empresa ficou bem mais prático e fácil, o que contribuiu para o aumento de formalizações de pequenos e grandes negócios. Só em 2021 foram criadas 4.026.776 novas empresas, um aumento de 20% em relação a 2020.
Abrir empresa online com menor burocracia já é realidade, por isso vamos falar como é feito esse processo e o que mais você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir!
Abra sua empresa 100% online
Com o avanço da tecnologia hoje já é possível abrir uma empresa 100% online. É o caso do Microempreendedor Individual (MEI), que além de não ter taxas para abertura pode ser constituído no mesmo dia.
Algumas Juntas Comerciais também já atuam de forma 100% online, de forma integrada com todos os órgãos de registro.
Outra possibilidade para abrir uma empresa online é contratar o serviço de uma contabilidade online, que realiza todos os trâmites de formalização e ainda têm condições de aberturas vantajosas para aqueles que estão iniciando os negócios.
Separe a documentação necessária para abrir empresa online
O que mais facilita ao abrir uma empresa online é separar a documentação necessária. Alguns documentos são indispensáveis na hora do processo, independente do tipo e ramo da empresa. Veja:
- documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
- CPF;
- comprovante de residência;
- comprovante de endereço comercial;
- título de eleitor para os proprietários que não declaram imposto de renda ou número do recibo de entrega dos dois últimos anos da DIRPF.
Para o processo de abertura de uma empresa online é necessário que os proprietários emitam um certificado digital e-CPF, que é a assinatura online dos sócios.
Contrate uma contabilidade online
Para abrir uma empresa online é necessário um contador. Além de ser exigido os dados do profissional no processo de abertura é ideal contar com uma assessoria completa, para sanar todas as suas dúvidas e evitar atrasos na formalização do CNPJ.
Escolha o nome empresarial
O nome empresarial de uma empresa é um dado importante quando for constituí-la. Ele é a identidade do seu negócio, por isso é importante pensar em uma boa opção para divulgação e marketing.
Defina a atividade de sua empresa
As atividades que uma empresa exerce são classificadas pelo CNAE. Defina o ramo que vai atuar e qual serviço será oferecido pela sua empresa. Você pode contar com o esclarecimento da contabilidade para definir qual a nomenclatura correta para o seu negócio.
Conte com a contabilidade para realizar todos os trâmites
Ao abrir empresa online conte com a ajuda da contabilidade e fique despreocupado com os trâmites legais de abertura. No entanto, caso você deseje saber como o processo funciona, explicaremos de forma breve.
O primeiro passo para abrir uma empresa é realizar o processo de viabilidade na Junta Comercial do seu estado. Após aceito é necessário fazer uma coleta de dados pelo DBE no site do REDESIM, esse processo é integrado entre Junta, Estado e Receita Federal.
Com o DBE deferido é preciso realizar o processo de formalização documental na Junta Comercial e realizar o registro nesse órgão. Logo após a aprovação a empresa já é inscrita no CNPJ e inscrição estadual, se for o caso.
Abrir empresa online é uma facilidade para os novos empreendedores. Todo o processo pode ser realizado de forma prática e rápida, sobretudo quando se pode contar com a ajuda de uma contabilidade online.
E aí, gostou de saber como é possível abrir empresa online? Aproveite e saiba mais como formalizar um pequeno negócio.