Abrir CNPJ microempresa: Se você pensa em empreender e montar um pequeno negócio, chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao processo para abertura de microempresas.
Aqui, você entenderá como tudo funciona e poderá tirar os seus planos no papel, dando início aos trâmites para abertura do seu CNPJ, sem qualquer tipo de complicação.
Pensando em abrir CNPJ para microempresa, mas não sabe exatamente por onde começar ou o que precisa fazer? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final para tirar todas as suas dúvidas.
O que é uma microempresa?
As microempresas foram criadas pela Lei Complementar 123/2006, que as definiu como pequenos negócios, cujo faturamento anual não exceda a R$ 360 mil, ou seja, cerca de R$ 60 mil mensais.
Sendo assim, se você pretende abrir um CNPJ com esta previsão de faturamento, você está planejando abrir uma microempresa. O que por sinal, pode ser um excelente negócio.
De acordo com a legislação em vigor, as microempresas contam com uma série de benefícios importantes, incluindo:
- Pagamento de impostos em guia única;
- Preferência em licitações públicas;
- Menor número de obrigações acessórias;
- Acesso facilitado a opções de crédito e financiamento.
Qual é o custo para abrir uma microempresa?
Normalmente, o custo para abrir uma microempresa se resume em três itens:
- Taxa da Junta Comercial;
- Honorários da Contabilidade;
- Certificado Digital.
Contudo, a boa notícia para você que chegou até aqui, é que na Já Calculei Contabilidade Online, a abertura de CNPJ para microempresas é gratuita, ou seja, você não precisa se preocupar com nossos honorários contábeis.
Essa iniciativa, faz parte de um dos nossos compromissos para incentivar o empreendedorismo e facilitar a abertura de novas empresas e pequenos negócios no país.
Quanto tempo leva para abrir uma microempresa?
O tempo necessário para abrir uma microempresa costuma variar em função da cidade onde o empreendimento estará localizado.
Para aqueles que desejam abrir uma microempresa em capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo para abertura da empresa fica estimado entre 5 e 10 dias úteis.
Por sua vez, para aqueles que desejam abrir um negócio em cidades do interior, este prazo pode ser um pouco maior, variando normalmente, entre 15 e 25 dias úteis.
Abrir CNPJ microempresa: documentação necessária
A documentação necessária para abrir CNPJ microempresa é composta pelos seguintes itens:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender da natureza jurídica da empresa).
Em casos específicos, alguns documentos adicionais podem ser solicitados, mas como regra geral, os itens listados acima são suficientes.
Possui alguma dúvida em relação a lista de documentos necessários para abrir CNPJ microempresa? Não se preocupe, pois, o time de contadores da Já Calculei está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas.
Com o apoio e a orientação do nosso time de contadores, você descobrirá que abrir uma empresa pode ser muito mais fácil do que a maior parte das pessoas imagina.
Quanto vou pagar de imposto ao abrir CNPJ microempresa
Uma das principais dúvidas das pessoas que desejam abrir ou legalizar um negócio, diz respeito ao volume de impostos que será preciso pagar mensalmente com a abertura de um CNPJ.
Para aqueles que desejam abrir uma microempresa, a boa notícia reside na possibilidade de optar pelo Simples Nacional, regime tributário onde os impostos são pagos em guia única.
O Simples, é um regime tributário diferenciado e exclusivo para pequenos negócios, contando com alíquotas a partir de 4% para empresas do comércio e 4,5% para empresas de prestação de serviços.
Abrir CNPJ microempresa [Passo a Passo]
Esclarecidas as principais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir um passo a passo completo e entender como funciona o processo para abrir CNPJ microempresa.
Com a ajuda do nosso passo a passo, você descobrirá que abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil e prático do que se imagina. Restando apenas uma decisão sua para que a sua empresa ganhe vida.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Quando o assunto é como abrir CNPJ microempresa, o primeiro passo de todo e qualquer empreendedor, deve residir na contratação de um serviço de contabilidade.
O contador é o profissional mais indicado para cuidar de todos os trâmites e processos para abertura e legalização de uma empresa, bem como, para tirar algumas das principais dúvidas entre os empreendedores de plantão.
Além disso, caberá ao contador, cuidar de todas as obrigatoriedades que uma empresa precisa manter em dia após a sua abertura, incluindo:
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Elaboração do Balanço Contábil;
- Dentre outros itens importantes.
2.Separe a documentação necessária
Logo após contratar um serviço de contabilidade para abrir CNPJ microempresa, você precisará separar a lista de documentos que o contador precisará para abrir a sua empresa.
Conforme já destacamos, a lista inclui alguns documentos pessoais e também alguns documentos sobre a futura empresa. Além disso, em caso de dúvidas, a contabilidade poderá fornecer todo o esclarecimento necessário.
3.Escolha do regime tributário e natureza jurídica
Na sequência, o empreendedor precisará começar a tomar suas primeiras decisões, iniciando pela escolha da natureza jurídica e do regime tributário da sua empresa.
Quanto à natureza jurídica (tipo de empresa), temos as seguintes opções:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima (S.A).
Por sua vez, quanto aos regimes tributários, as opções são as seguintes:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
4.Emissão do CNPJ e outros documentos
Por fim, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ e demais documentos necessários para que a empresa entre em funcionamento, incluindo:
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação for liberada pelos órgãos competentes, a empresa estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades de forma regular.
Para saber mais e abrir a sua empresa agora mesmo, clique aqui e entre em contato conosco!