Se você pretende saber mais sobre o processo para abertura de microempresa ou pretende solicitar a abertura online e grátis do seu negócio, saiba que você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em microempresas, vai esclarecer de forma simples e bastante didática, todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Por sua vez, além de esclarecer suas dúvidas, sobre a abertura de microempresa vamos mostrar o que você precisa fazer para abrir a sua empresa online e de forma gratuita.
Deseja saber mais? Então não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que é uma microempresa?
Microempresa ou ME como também são conhecidas, é o porte empresarial do qual fazem parte as empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil por ano.
Para empresas deste grupo, a legislação em vigor prevê uma série de benefícios, como por exemplo, a possibilidade de opção pelo Simples Nacional, regime tributário onde todos os impostos são recolhidos em uma única guia mensal.
Além disso, as microempresas contam com preferência em caso de empate nas licitações públicas e acesso facilitado a opções de crédito e financiamento com condições especiais e juros mais baixos.
Portanto, se você está pensando em investir na abertura de microempresa, saiba que essa é uma excelente escolha.
Abertura de microempresa: Como abrir uma microempresa [Passo a Passo]
Agora que você já sabe o que é uma microempresa, é hora de conferir em um passo a passo completo e detalhado, como funcionam as etapas do processo para abertura de microempresa.
Dividimos este guia em 10 passos, mas você vai perceber que a maior parte deles deve ser conduzido por um contador, o que por sinal, mostra a importância de contar com uma boa contabilidade para que você não perca tempo com burocracia.
1.Contrate um contador especialista em abertura de microempresa
Quando o objetivo é a abertura de microempresa, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade com expertise em empresas e negócios dessa categoria.
O contador será o grande responsável por conduzir o processo de abertura da sua empresa, indicar os melhores caminhos e esclarecer suas dúvidas.
Sendo assim, se você ainda não possui um contador para abrir a sua empresa, saiba que você pode contar com os serviços em abertura online grátis da Já Calculei.
2.Separe a documentação necessária
Dando andamento ao passo a passo para abertura de microempresa, você precisará separar os documentos básicos para registrar o seu negócio junto aos órgãos competentes.
Não se preocupe, você receberá todas as orientações quanto aos documentos necessários nesta etapa, levando em consideração o tipo de atividade a ser desenvolvida pela sua empresa.
Contudo, na maioria dos casos, a lista de documentos é composta pelos seguintes itens:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Documento de constituição da empresa (Contrato social ou Requerimento de Empresário.
3.Defina o nome fantasia e a razão social da microempresa
Além de separar os documentos acima, você precisará definir um nome fantasia e uma razão social para registrar a sua empresa.
O nome fantasia é aquele que será utilizado como marca da empresa e para estabelecer a sua ligação com o público.
Por sua vez, a razão social que pode ser completamente diferente do nome fantasia ou semelhante a mesma, precisa indicar o segmento da empresa e a sua forma de constituição
Veja um exemplo:
- Nome Fantasia: Já Calculei
- Razão Social: Já Calculei Contabilidade Ltda.
O ideal é pensar em três opções de nome fantasia e razão social, pois caso uma das alternativas já esteja em uso, a contabilidade poderá utilizar uma das demais opções.
4.Defina a melhor natureza jurídica para a empresa
Dando sequência ao passo a passo para abertura de microempresa, você precisará da orientação da contabilidade para definir a melhor natureza jurídica, ou seja, o modelo de constituição do negócio.
Atualmente existem diversas opções previstas no ordenamento jurídico brasileiro, desde aquelas voltadas para quem deseja abrir uma empresa sem sócios, até aquelas que são destinadas a quem possui sócios.
Para abrir uma empresa sem sócios você poderá optar pelas seguintes naturezas jurídicas:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
Por sua vez, para abrir uma empresa com sócios, você pode optar pelas seguintes opções:
- LTDA – Sociedade Empresária Limitada;
- S/S – Sociedade Simples;
- S/A – Sociedade Anônima.
Converse com o nosso time de contadores para verificar qual é a opção mais adequada para os seus objetivos de negócio.
5.Estabeleça a atividade principal do negócio
Para dar andamento ao processo de abertura de microempresa, você também precisará estabelecer a atividade principal do negócio, ou seja, a razão de existir do negócio.
De acordo com a legislação em vigor, toda empresa, independente do porte ou formato de constituição, precisa ter ao menos uma atividade vinculada ao seu CNPJ.
No entanto, vale destacar que uma mesma empresa pode ter mais de uma atividade empresarial, desde que uma delas seja definida como a atividade principal do negócio.
6.Escolha o regime tributário mais adequado
Durante o processo de abertura de microempresa, você receberá orientações da contabilidade, indicando o regime de tributação mais benéfico para sua empresa.
Normalmente, as microempresas são optantes pelo Simples Nacional, mas isso não é uma regra, e, portanto, nada impede que a empresa escolha outro regime tributário, como por exemplo, o Lucro Presumido, se este for mais econômico para a realidade do negócio.
Por isso, é muito importante conversar com um profissional de contabilidade antes de colocar em prática os trâmites legais para abertura da empresa.
7.Faça o registro na Junta Comercial
Deste ponto em diante, todos os trâmites são administrados e solucionados pela contabilidade que você escolher para cuidar da abertura da sua empresa.
Na etapa de registro na Junta Comercial, a sua empresa será oficialmente reconhecida em cartório e receberá um NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.
Para registro da empresa na Junta Comercial, o contador precisará dos documentos pessoais do empresário e dos seus sócios (caso possua), bem como do documento de constituição da empresa, que normalmente é um contrato social.
8.Solicite a inscrição no CNPJ
Após o registro de abertura de microempresa na Junta Comercial, a contabilidade ficará responsável por providenciar junto à Receita Federal do Brasil, a emissão do seu CNPJ.
No entanto, como atualmente os processos são integrados, o CNPJ costuma ser emitido de forma simultânea ao registro da empresa na Junta Comercial do seu estado.
9.Solicite a Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal
Por sua vez, com o CNPJ em mãos, a contabilidade precisará solicitar a Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal do negócio.
- Inscrição Estadual: A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas contribuintes de ICMS, cuja emissão é de responsabilidade da Secretaria de Fazenda do seu estado.
- Inscrição Municipal: Por sua vez, a Inscrição Municipal é um documento obrigatório para empresas contribuintes de ISS, cuja emissão é de responsabilidade da Prefeitura do seu município.
10.Tire o Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, para fechar com chave de ouro o passo a passo para abertura de microempresa, a contabilidade precisará providenciar a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento do estabelecimento.
O Alvará de Localização e Funcionamento é um documento obrigatório para toda e qualquer empresa, cuja emissão é de responsabilidade da Prefeitura.
O documento em questão, tem como objetivo, atestar que a empresa cumpre todas as exigências legais e possui todos os documentos necessários para desenvolver suas atividades.
Agora que você já conhece todos os detalhes do passo a passo para abertura de microempresa, continue conosco para tirar outras dúvidas e conferir como optar pela abertura online e grátis da sua empresa.
Abertura de microempresa: Como abrir uma microempresa pela internet online e grátis
Abrir uma microempresa pela internet, online e grátis é muito simples, e para isso, você pode contar com o time de especialistas da Já Calculei Contabilidade.
Como uma incentivadora do empreendedorismo, a Já Calculei não cobra honorários para abertura de empresas e desenvolveu um método que permite que os empreendedores possam abrir as suas empresas de forma online, ou seja, através da internet.
Veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde alguns dias, enquanto cuidamos da abertura da sua empresa.
Não se preocupe, o nosso time cuidará de todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa, enquanto você foca em outros itens importantes para iniciar o seu negócio.
Dentro de apenas alguns dias, você receberá toda a documentação da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Liberação da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Quanta facilidade não é mesmo? Nos ajude a comprovar que abrir uma empresa pode ser muito mais fácil do que a maior parte dos empreendedores acredita, solicite sua abertura de microempresa conosco!
Abertura de microempresa: Quanto uma microempresa paga de imposto?
Já que estamos falando de abertura de microempresa, é necessário esclarecer uma dúvida que é muito importante:
“Afinal, quanto uma microempresa paga de imposto?”
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que não existe um valor fixo e válido para todos os casos, já que são muitos os fatores que podem interferir no volume mensal de impostos que uma empresa precisará recolher.
Dentre os fatores que podem interferir no valor dos impostos devidos por uma empresa, podemos destacar:
- Tipo de atividade desenvolvida (CNAE);
- Regime tributário adotado (Simples, Presumido ou Real);
- Local de atuação da empresa;
- Volume das despesas com folha de pagamento;
- Isenções, créditos e benefícios fiscais.
Por isso, o melhor que o empreendedor e empresário deve fazer, é buscar a orientação de uma contabilidade que faça os cálculos de forma personalizada e baseada na sua realidade, indicando assim, não apenas o valor a recolher, mas o regime de tributação mais adequado e econômico para os seus negócios.
Para isso, você pode contar com o suporte e a assessoria do time de especialistas da Já Calculei.
Quem pode abrir uma microempresa?
De acordo com a legislação em vigor todo e qualquer interessado maior de 18 anos ou de 16 se emancipado e não impedido por condenação judicial em contrário, pode abrir uma microempresa.
No entanto, é importante esclarecer, que para fins de apuração dos impostos no Simples Nacional, caso você possua outras empresas, o faturamento será somado para verificação do respeito ao teto do regime que atualmente é de:
- R$ 360 mil para Microempresas – ME;
- R$ 4,8 milhões para Empresas de Pequeno Porte – EPP.
Abertura de microempresa: É possível abrir ME online grátis?
Sim. É possível abrir MEI online e grátis, para isso, basta que você conte com os serviços de uma contabilidade moderna como a Já Calculei.
Aqui, você abre a sua empresa em apenas alguns cliques, sem sair de casa e se preocupar com a burocracia dos órgãos públicos. Além disso, vale destacar que nós não cobramos honorários para abrir empresas.
Sendo assim, basta efetuar o pagamento da taxa de registro empresarial na Junta Comercial e estará tudo certo. Economia garantida, não é mesmo?
Microempresa precisa de contador?
Sim. As microempresas precisam de contador para serem constituídas, reconhecidas e funcionar de forma legalizada.
São muitas as contribuições, atribuições e responsabilidades do contador, dentre as quais, podemos destacar:
- Assessoria na abertura da empresa;
- Cálculo e apuração de impostos;
- Planejamento e indicação do regime tributário;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
- Dentre outros itens importantes para a sua empresa.
Deseja esclarecer outras dúvidas ou solicitar a abertura de microempresa de forma rápida e gratuita? Clique aqui e entre em contato conosco!