Neste conteúdo, você confere o que é preciso para investir na abertura de empresa de calçados sustentáveis, segmento que vem crescendo muito nos últimos anos.
Com a conscientização cada vez maior da sociedade em relação a preservação do meio ambiente, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às matérias primas e processos de fabricação utilizados pela indústria.
A indústria calçadista, por exemplo, já possui um segmento de mercado voltado exclusivamente para a produção de calçados sustentáveis.
Deseja saber mais sobre o assunto e essa interessante oportunidade para empreender e montar o próprio negócio? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
Origem da matéria-prima
Tratando-se de uma empresa de calçados sustentáveis, a maior preocupação do empreendedor deve ser com a origem da matéria-prima.
Calçados sustentáveis devem utilizar em sua totalidade ou pelo menos de forma predominante, matérias-primas sustentáveis e que não geram impactos ao meio ambiente.
Já existem algumas soluções no mercado, por isso, vale a pena um pouco de pesquisa para encontrar fornecedores certificados e que garantam o fornecimento de insumos sustentáveis, com procedência e qualidade.
Estrutura para abertura de empresa de calçados sustentáveis
Quem pretende investir na abertura de empresa de calçados sustentáveis também precisa ficar de olho na estrutura, que inclui desde o espaço físico ao arranjo do layout e maquinário necessário.
O layout adequado e a organização da fábrica, são fatores essenciais para garantir a eficiência operacional e a alta produtividade na indústria calçadista.
A estrutura física de uma indústria de calçados varia muito em função do porte do negócio, no entanto costuma ser distribuída da seguinte forma:
Área Comercial: Um espaço com aproximadamente 100m² onde funcionará o serviço de apoio comercial da empresa, ou seja, onde ficará localizado o time interno de vendas.
Nesse espaço, se faz necessária a montagem de uma recepção para receber os clientes e também de uma ou mais salas de reunião para apresentação dos produtos, negociação e fechamento de contratos.
O espaço deve dispor de mesas e cadeiras confortáveis, iluminação adequada e climatização, a fim de oferecer uma sensação agradável aos clientes e potenciais clientes.
O conceito de sustentabilidade deve ser levado a sério, priorizando mobílias constituídas em material sustentável, economia de água e utilização de fontes renováveis de energia, tudo isso, para reafirmar o compromisso da marca e impactar os clientes.
Área Industrial: A área industrial é aquela que exigirá o maior espaço físico, variando em função do porte da empresa de calçados sustentáveis e da sua capacidade produtiva.
Na maioria dos casos, a área industrial desse tipo de empresa, inicia com cerca de 200 a 300m², expandindo-se, à medida que a empresa cresce, adquire novos maquinários e aumenta a sua capacidade de produção.
Parte da área disponível deve ser reservada para o armazenamento das matérias primas, enquanto uma outra parte deve ser reservada para o armazenamento de produtos acabados e prontos para transporte.
Área Administrativa: Por fim, deve-se reservar um espaço para a área administrativa, local onde ocorrerá o controle de produção, controle de compras, faturamento, financeiro e toda gestão do negócio.
A área administrativa deve dispor de espaço para convivência entre os funcionários, incluindo cozinhas e refeitórios, e além disso, dispor de banheiros e vestuários em número compatível com o número de funcionários.
Mão de obra necessária
O empreendedor que pretende investir na abertura de empresas de calçados sustentáveis precisa levar em consideração, a mão de obra necessária para tirar os seus planos do papel.
A mão de obra a ser contratada, deve ser proporcional ao tamanho da produção e com a quantidade de turnos que a fábrica pretende operar.
Dentre as principais funções para o funcionamento de uma empresa nesse segmento, podemos destacar:
- Gerente comercial;
- Gerente de produção;
- Vendedores;
- Designer/Estilistas;
- Modelador;
- Operador de corte;
- Costureiras;
- Profissional de montagem e acabamento.
Equipamentos para abertura de empresa de calçados sustentáveis
Além da mão de obra, quem pretende investir na abertura de empresa de calçados sustentáveis também precisa incluir no planejamento, o maquinário necessário para esse tipo de empreendimento, o que inclui:
- Máquina de costura de coluna;
- Balancim de cortar sola;
- Calibradora de sola;
- Chanfradeira;
- Asperadeira;
- Blaqueadeira;
- Máquina de montar;
- Prensa;
- Freza;
- Máquina de lixar;
- Máquina de escovar;
Além do maquinário, será necessário investir na mobília e em equipamentos de escritório para a área comercial e administrativa, o que inclui itens como:
- Mesas;
- Cadeiras;
- Armários;
- Computadores;
- Impressoras;
Como abrir CNPJ para empresa de calçados sustentáveis
Não restam dúvidas, a abertura de empresa de calçados sustentáveis pode ser um negócio altamente lucrativo.
Sendo assim, agora que você já conferiu os principais tópicos relacionados à abertura desse tipo de empresa, é hora de conferir o que é preciso para obter o seu CNPJ.
O empresário e empreendedor que pretende abrir uma empresa, independente do seu porte ou segmento, precisa contar com o apoio e assessoria de um contador.
É o contador quem ficará responsável por cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Obtenção da Licença do Corpo de Bombeiros.
Vale destacar que a empresa não poderá entrar em funcionamento antes da liberação de todos os documentos listados acima.
Qual o tempo estimado para abrir uma empresa de calçados sustentáveis
Do ponto de vista legal, ou seja, que envolve todos os trâmites necessários para registro e legalização da empresa perante os órgãos públicos, o prazo médio para abertura de empresas no Brasil é de 30 dias.
No entanto, o empreendedor deve considerar um prazo maior para tirar os seus planos do papel, uma vez que precisa montar e executar um planejamento completo que envolve várias etapas, dentre elas:
- Definição do local para instalação do empreendimento;
- Realização de obras de construção, reforma ou ampliação;
- Seleção e contratação de funcionários;
- Aquisição de maquinário e matéria-prima;
- Dentre outras etapas importantes.
Planejando investir na abertura de empresa de calçados sustentáveis? Conte com o apoio e assessoria da Já Calculei Contabilidade!
Para saber mais e legalizar o seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco!