Otimizar a comunicação com os clientes é um passo fundamental para profissionais autônomos que almejam chegar ao sucesso, expandindo sua carteira de clientes e faturamento.
Se você atua como autônomo e deseja conquistar clientes fiéis ao seu trabalho, continue conosco e confira as dicas que iremos apresentar ao longo deste conteúdo.
Aqui, você vai conferir algumas estratégias que podem contribuir de forma prática para que você alcance o seu público-alvo e consiga manter uma boa linha de comunicação com ele.
1.Invista no seu branding e comunicação visual
O branding, nada mais é que o conjunto de ações e estratégias direcionadas para gerar valor e posicionamento para uma marca, incluindo itens como seu nome, slogan, logo, elementos de identidade visual, ideias e símbolos.
A linguagem visual por trás do branding, é o seu primeiro passo para construir uma linha de comunicação clara e marcante, capaz de fixar os seus serviços e negócios na mente dos clientes e potenciais clientes.
Os recursos visuais são uma forma extremamente atraente de conectar e envolver as pessoas, sendo, portanto, muito empregada para aumentar a visibilidade das empresas, seja no meio físico ou digital.
Se você ainda não tem uma linguagem visual com logo, fontes, imagens e cores marcantes, vale a pena procurar um bom design para desenvolver tais atributos.
2.Invista em campanhas de tráfego pago
Vivemos em um mundo extremamente conectado, onde a maior parte das pessoas passa várias horas diárias conectadas à internet, seja para trabalho, diversão ou mesmo lazer.
Neste contexto, investir em campanhas de tráfego pago em diferentes canais, incluindo o Google e as redes sociais pode ajudar a expandir o seu poder de comunicação e alcançar novos clientes.
Através das campanhas de tráfego pago, você pode levar as suas ideias, produtos e serviços a um público gigantesco, e com isso, alcançar resultados concretos para o seu negócio.
3.Forneça diferentes canais de comunicação
Uma das estratégias para otimizar a comunicação com os clientes como profissional autônomo, consiste em fornecer diferentes canais de comunicação.
Permita que os seus clientes e potenciais clientes utilizem diferentes canais para entrar em contato com você, incluindo:
- WhatsApp;
- Telefone;
- E-mail;
- Redes Sociais.
Por sinal, dentre as opções listadas, o WhatsApp é aquele que atualmente, tem maior preferência entre os consumidores brasileiros, tendo em vista a facilidade e comodidade que pode oferecer.
4.Esteja sempre pronto para atender
Não há nada que possa deixar um cliente mais insatisfeito, que a falta de resposta no momento em que ele mais precisa.
Sabendo disso, se o seu objetivo é otimizar a comunicação com os clientes, procure ser ágil nas respostas e soluções, evitando que os clientes precisem esperar o seu retorno por muito tempo.
Não faz muito sentido utilizar um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp, por exemplo, se você demora horas para responder as mensagens que os clientes enviam por lá.
Vivemos em um mundo acelerado, onde as pessoas são cada vez mais imediatistas e o profissional autônomo que almeja chegar ao sucesso precisa estar preparado para atender à necessidade de agilidade dos seus clientes e potenciais clientes.
5.Ofereça soluções aos clientes
Uma coisa é certa, as pessoas compram produtos ou contratam serviços para satisfazer suas necessidades e desejos. Em outras palavras, o que queremos dizer, é que as pessoas compram um carro para se locomover e um smartphone para se comunicar.
Como consumidor, você não compraria um telefone que não faz ligações ou um carro que não sai do lugar e não pode contribuir para a sua locomoção, certo?
Sendo assim, procure se posicionar no lugar do cliente. Entenda a sua dor e ofereça produtos e serviços capazes de satisfazer um desejo ou necessidade do seu público-alvo.
Aqui na Já Calculei Contabilidade Online, por exemplo, temos serviços que são capazes de atender as necessidades dos nossos clientes e potenciais clientes. Quais necessidades são essas?
- Abrir uma empresa;
- Ficar em dia com o fisco;
- Pagar menos impostos;
- Economizar nos serviços contábeis;
- Dentre outros itens.
Por isso, não tenha dúvidas: um dos segredos para que o profissional autônomo consiga otimizar sua comunicação com os clientes, consiste em ser objetivo, oferecendo produtos e serviços capazes de resolver um problema e entregar valor ao consumidor.
6.Comprove a qualidade dos seus produtos e serviços
Você compraria um produto ou contrataria um serviço sem ter certeza da sua qualidade? Você compraria um carro, sem antes pesquisar, realizar um teste drive ou ouvir opiniões sobre ele?
Provavelmente a sua resposta foi não, e por sinal, essa seria a mesma resposta dos seus potenciais clientes. Sendo assim, o profissional autônomo precisa definir estratégias de comunicação que contribuam para afirmar a qualidade dos seus produtos e serviços.
Uma excelente estratégia para cumprir esse objetivo são as provas sociais e indicações de pessoas que já adquiriram seus produtos e serviços.
Por sua vez, outra dica que pode gerar resultados positivos, consiste no uso das redes sociais para mostrar na prática e através de vídeos, o funcionamento e a qualidade dos seus produtos e serviços.
Não tenha dúvidas, um vídeo ou uma prova social, pode valer mais que 1.000 palavras, levando o seu público-alvo a ter maior confiança nos seus produtos e serviços.
7.Não abra mão da qualidade do atendimento
Por fim, quando o assunto são estratégias para otimizar a comunicação com os clientes, o profissional autônomo não pode abrir mão da qualidade do seu atendimento.
Procure ser gentil, cortês, educado com os seus clientes, atendendo todos eles de forma prestativa e com um sorriso no rosto.
Todos nós gostamos de receber um bom atendimento, e, portanto, essa é, sem dúvidas, uma excelente estratégia para atrair e cativar as pessoas.
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