Você é um empresário e quer ter bons parceiros na microempresa que você fundou ou administra? Saiba que esse é o espírito correto, pois nenhuma empresa é autossuficiente.
Na realidade, um grande erro que muitos empresários em início de carreira comete, é achar que podem dar conta de todas as áreas, administrativas, produtivas, comerciais e contábeis.
Mas na verdade não dá. O melhor resultado é consequência da colaboração com bons fornecedores, e por sinal, é sobre os parceiros na microempresa que a Já Calculei irá falar hoje.
A importância de ter bons parceiros na microempresa
Ter uma boa relação comercial com outras empresas é o que pode definir o sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque todas as empresas precisam de fornecedores.
Isso é ainda mais importante quando falamos de uma microempresa, que possui uma estrutura operacional menor e precisa se focar na sua atividade principal para dar certo.
No caso, os parceiros na microempresa têm o papel de tirar o peso dessas empresas de questões burocráticas, financeiras, fiscais, contábeis, comerciais e até mesmo estruturais.
Por exemplo, diferente de uma grande companhia que tem o seu próprio departamento de marketing ou de contabilidade, uma microempresa vai depender de terceirizados.
Caso uma empresa com estrutura pequena e limitada tente fazer tudo sozinho, as chances são de que ela não conseguirá fazer tudo direito e terá perda de produtividade e faturamento.
Engana-se quem pensa que se pode crescer economizando com bons fornecedores. Isso porque, bons parceiros comerciais são um investimento, não um gasto.
Agora, vamos então às dicas.
1. Pesquise todas as opções de mercado
Antes de fechar qualquer tipo de parceria com qualquer empresa, é fundamental pesquisar todas as opções disponíveis no mercado e separá-las por preço e benefícios.
Alguns parceiros na microempresa podem ser empresas que estão geograficamente perto ou longe. Muitas vezes a qualidade do serviço ou produto compensa pela distância
Claro que é sempre bom verificar os preços e taxas cobradas, além é claro de verificar as avaliações que outros clientes fizeram dessas empresas.
2. Procure empresas que partilham da sua visão
Algo que pode ajudar na escolha de parceiros na microempresa é buscar uma afinidade de visão. Empresas que partilham dos mesmos valores tendem a ter uma relação melhor.
Pense assim, se a sua empresa se preocupa com o impacto que ela causa no meio ambiente, o ideal é se juntar com outras empresas que também o fazem.
Uma relação que inicia dessa forma tem chances muito maiores de gerar frutos positivos e de ainda criar uma corrente de empresas que lutam pelas mesmas coisas.
Por outro lado, quando o motivo para duas empresas estarem juntas é apenas a prestação de serviços ou o pagamento de uma mensalidade, isso torna o relacionamento mais frágil.
3. A relação deve ser devidamente contratada
Algo fundamental que deve ser considerado com os parceiros na microempresa é a relação contratual com eles. Deve-se evitar a qualquer custo os contratos orais.
Qualquer condição da parceria deve estar devidamente registrada em um contrato assinado por ambas as partes e com testemunhas, para que se evite qualquer confusão ou injustiça.
Esse, infelizmente, acaba sendo o principal erro que a maioria das empresas cometem com as suas relações comerciais. A questão é que um contrato é fundamental. Veja:
- Contratos estipulam direitos e obrigações das partes na relação;
- Contratos firmam por quanto tempo a relação irá durar;
- Contratos ajudam a evitar cobranças indevidas de valores ou serviços.
Vale ressaltar que se você não tem parte na criação das cláusulas do contrato, é sempre bom analisá-las uma a uma para se certificar de que você está de acordo.
4. Invista em uma comunicação eficiente
Os parceiros na microempresa devem ser empresas ou prestadores de serviço com os quais se possa ter um contato franco, direto e sem maiores problemas.
Isso porque, uma das coisas que mais pode atrapalhar uma relação comercial é o ruído na comunicação. Sejam coisas ditas pela metade ou ditas de forma incoerente.
Algumas vezes, a demora para se obter uma resposta também pode acabar se tornando um grande problema que, inclusive, pode desmantelar uma relação comercial.
Em um mundo que pode nos surpreender com demandas urgentes e inesperadas, não conseguir uma resposta do nosso parceiro comercial pode ser fatal.
5. Busque feedback de outras empresas e pessoas
Algo que você pode fazer durante a busca de parceiros é analisar o feedback de outras pessoas ou empresas que já trabalharam com o parceiro desejado.
Na realidade, essa costuma ser a melhor forma de verificar com antecedência se a sua empresa terá dores de cabeça ou se ela se beneficiará com a parceria.
Vale ressaltar que os parceiros na microempresa precisam ser pessoas ou instituições confiáveis e com um bom histórico para apresentar.
6. Fique de olho nos resultados
Uma vez que você acredita ter conseguido bons parceiros na microempresa que você administra, é fundamental agora observar os resultados práticos dessa parceria.
Será que essa parceria está de fato trazendo bons resultados? Será que o custo-benefício está valendo a pena? Há satisfação de ambas as partes?
Analise os seguintes pontos:
- O parceiro está entregando o que ele precisa no prazo correto?;
- O produto ou serviço do parceiro está mantendo a sua qualidade com o tempo?;
- O preço acordado está dentro da média do mercado?
7. Seja flexível, mas não teimoso
Por fim, a última dica para ter bons parceiros na microempresa, trata-se de um conselho que pode ser levado para a vida: seja flexível, mas não teimoso.
Em outras palavras, quando estamos lidando com outras pessoas ou empresas, trata-se de uma boa ideia ter uma posição flexível para lidar com imprevistos ou mudanças.
Por outro lado, insistir em uma relação que, claramente não está sendo vantajosa, pode ser um grande erro que pode trazer muitas consequências indesejadas.
Não postergue uma conversa honesta com um fornecedor que não está atendendo as expectativas que a sua microempresa espera. Mudar é fundamental, é preciso.
Procurando bons parceiros para a sua empresa? Conte com a Já Calculei, aqui você encontra serviços completos com mensalidades acessíveis, além de abertura de empresa e troca de contabilidade grátis.