Como fazer um CNPJ? Se assim como milhares de brasileiros que sonham em empreender e montar o próprio negócio, você também possui essa dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.
Aqui você vai conferir em um passo a passo objetivo, o que é preciso fazer para ter um CNPJ e além disso, poderá esclarecer uma série de dúvidas importantes sobre o assunto.
Fazer um CNPJ pode ser muito mais fácil do que se imagina e você vai descobrir isso ao longo deste conteúdo.
O que é CNPJ?
CNPJ ou Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, é um documento obrigatório para abertura de empresas e outros tipos de pessoas jurídicas aqui no Brasil.
Composto por 14 dígitos numéricos, o CNPJ identifica as empresas e reúne uma série de informações importantes sobre elas, incluindo:
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Endereço completo;
- Data de abertura;
- Atividade econômica (CNAE);
- Natureza jurídica;
- Porte da empresa;
- Status;
- Telefone e e-mail.
Quem pode ter um CNPJ?
De acordo com a legislação em vigor, todas as entidades domiciliadas no Brasil, estão obrigadas a se inscrever no CNPJ antes do início de suas atividades, incluindo:
- Empresas;
- Igrejas;
- Órgãos públicos;
- Condomínios;
- Consórcios de empregadores;
- Clubes e fundos de investimento;
- Serviços notariais e de registro;
- Fundos públicos;
- Fundos privados;
- Candidatos a cargo político;
- Incorporações imobiliárias;
- Instituições bancárias;
- Sociedades em Conta de Participação (SCPs).
Por sua vez, um CNPJ pode ser aberto por qualquer pessoa física maior de 18 anos e em pleno exercício dos seus direitos civis.
Como fazer um CNPJ: Documentos necessários
Todo indivíduo interessado em abrir um CNPJ precisa separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do local para abertura da pessoa jurídica;
- Requerimento de Empresário, Contrato Social ou Estatuto Social (a depender do caso).
Além da documentação acima, é muito importante contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade que se responsabilize por cuidar de todos os trâmites para abertura da pessoa jurídica.
Quanto custa para fazer um CNPJ?
Quando o assunto é como fazer um CNPJ, muitos se perguntam a respeito dos custos para obter este importante documento.
Diante deste tipo de dúvida, precisamos esclarecer que quem deseja abrir um CNPJ precisa levar três custos em consideração:
- Taxas da Junta Comercial;
- Aquisição de certificado digital;
- Honorários da contabilidade.
No entanto, a boa notícia para você que chegou até aqui, buscando informações sobre como fazer um CNPJ, é que a Já Calculei Contabilidade possui planos com abertura de empresa gratuita.
Assim, você pode garantir uma boa economia ao abrir o seu CNPJ, ficando livre dos honorários contábeis que estariam relacionados a este tipo de serviço.
Quanto tempo leva para fazer um CNPJ?
O tempo necessário para fazer um CNPJ varia de cidade para cidade e também em função do tipo de pessoa jurídica que se deseja abrir.
Algumas atividades, exigem licenças especiais, como por exemplo, a da vigilância sanitária e a de meio ambiente, exigindo um prazo maior para abertura.
No entanto, para a maioria dos casos, leva-se de 5 a 10 dias úteis para abrir um CNPJ em capitais como São Paulo e entre 15 e 25 dias úteis em cidades do interior do país.
Como fazer um CNPJ: passo a passo completo
Neste tópico vamos apresentar um passo a passo completo, explicando como fazer um CNPJ e esclarecendo todas as suas dúvidas.
Aqui você terá a oportunidade de conferir que a abertura de um CNPJ pode ser muito mais simples do que você imagina, estando ao alcance de todos que desejam empreender.
Sendo assim, sem perder tempo, vamos direto ao passo a passo que preparamos para você!
1.Contrate uma contabilidade
Quando o assunto é como fazer um CNPJ, a contratação de uma contabilidade é de grande importância, tendo em vista que o contador conhece de perto o processo para abertura de empresas.
Além disso, toda e qualquer pessoa jurídica possui obrigações com o fisco que precisam ser mantidas em dia com o apoio de uma contabilidade, incluindo:
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo do pró-labore dos sócios;
- Entrega de declarações diversas exigidas pelo fisco;
- Elaboração do balanço contábil;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Dentre outras obrigatoriedades importantes.
Sendo assim, ao decidir abrir um CNPJ, contrate os serviços de um contador para tirar todas as suas dúvidas, legalizar sua pessoa jurídica e manter todas as obrigações futuras em dia com o fisco.
2.Separe os documentos necessários
Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como fazer um CNPJ, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua pessoa jurídica.
Em um dos tópicos anteriores, você verificou que ao contrário do que muitos pensam, são poucos os documentos exigidos, incluindo: RG, CPF e carnê IPTU do local para abertura do estabelecimento.
Em alguns casos, documentos adicionais podem ser necessários, mas você não precisa se preocupar, pois neste caso, a contabilidade fornecerá toda orientação.
3.Escolha a natureza jurídica e regime tributário
Na sequência será preciso tomar suas primeiras decisões como empreendedor, escolhendo a natureza jurídica e o regime tributário que serão vinculados ao seu CNPJ.
Dentre as opções em regime tributário, temos:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, dentre as opções em relação a natureza jurídica, temos:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- S/S – Sociedade Simples;
- S/A – Sociedade Anônima.
Para escolhas assertivas e econômicas do ponto de vista tributário, o ideal é contar com o apoio do profissional de contabilidade.
4.Aguarde a documentação da pessoa jurídica
Por fim, quando o assunto é como fazer CNPJ, basta aguardar a liberação da documentação da pessoa jurídica, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual e Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Com a liberação dos documentos acima, sua pessoa jurídica estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades.
Deseja saber mais e fazer o seu CNPJ de forma gratuita através da internet? Clique aqui e entre em contato conosco!