Qual é o seu tipo de empreendedor? Você já parou para refletir e fazer esse tipo de pergunta?
De acordo com o especialista em empreendedorismo, José Dornelas, especialista em empreendedorismo e autor do livro “Empreendedorismo para Visionários”, existem 9 tipos de perfis empreendedores.
A princípio, este assunto pode até não parecer do seu interesse. No entanto, conhecer o seu perfil empreendedor é fundamental para definir estratégias assertivas e conhecer os rumos que se pode esperar para os seus negócios.
O tema é muito interessante, importante e fará você conhecer melhor a si mesmo, como empresário e empreendedor.
Deseja saber mais sobre cada perfil empreendedor e descobrir qual é a opção que mais se assemelha com as suas características?
Se o tema em questão despertou a sua curiosidade e a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final!
1.Empreendedor Informal
O empreendedor informal é aquele que empreende por necessidade e busca um meio para ganhar dinheiro e sobreviver de forma digna.
A pessoa que se encaixa neste perfil de empreendedor não está preocupada em construir uma visão de negócio para o longo prazo, mas apenas, em atender às suas necessidades do presente.
Normalmente, este tipo de empreendedor não está sujeito a grandes riscos, conta com baixo investimento e não está preocupado em formalizar os seus negócios e abrir um CNPJ propriamente dito.
2.Empreendedor Cooperado
Como o próprio nome sugere, o empreendedor cooperado é aquele que desenvolve suas atividades através de cooperativas, como cooperativas de pequenos agricultores e cooperativas de artesãos, por exemplo.
Normalmente, este tipo de empreendedor também dispõe de poucos recursos, assim como o informal, mas conta com a vantagem de receber o suporte e assessoria da cooperativa para conseguir crescer e alavancar seus negócios ao ponto de seguir em direção aos seus objetivos de forma independente.
3.Empreendedor Individual
O empreendedor individual é um dos perfis que mais cresceu nos últimos anos, principalmente após o Governo Federal criar o MEI – Microempreendedor Individual.
O MEI é um tipo de empresa, destinada a formalização de pequenos negócios, e que oferece muitas facilidades e oportunidades aos empreendedores, incluindo:
- Pagamento de impostos em valor reduzido;
- Pagamento de impostos em guia única;
- Acesso a um CNPJ e a legalização;
- Acesso a condições especiais de crédito;
- Preferência em licitações públicas;
- Permissão para emitir notas fiscais.
Vale destacar que, na maioria das vezes, esse tipo de empreendedor trabalha com foco em garantir a sua subsistência, normalmente sozinho ou então com o apoio de um funcionário.
4.Empreendedor Franqueado
O franqueado é um perfil de empreendedor que aceita embarcar no desafio proposto por uma marca já conhecida e consolidada no mercado, abrindo um negócio em uma espécie de parceria.
Neste tipo de empreendedorismo, o empreendedor investe determinado valor para receber o suporte de uma marca, bem como o direito de explorar suas ideias e estratégias de negócios.
O objetivo aqui, é aproveitar a solidez de uma empresa conhecida e o apoio de quem se consolidou no mercado, para crescer e obter o retorno desejado sobre o valor investido.
O empreendedorismo através das franquias tem crescido muito no Brasil. Dentre algumas marcas conhecidas que oferecem esse tipo de possibilidade, podemos destacar:
- McDonalds;
- O Boticário;
- Cacau Show;
- Havaianas;
- Dentre outras.
Uma característica importante do empreendedor franqueado, consiste em ter o empresário franqueador, como um exemplo de sucesso.
5.Empreendedor Social
O empreendedor social é aquele que não está preocupado apenas em ganhar dinheiro, mas em fazer algo que contribua verdadeiramente para um mundo melhor.
Este é um perfil empreendedor que tem crescido bastante entre jovens com ideias inovadoras e o desejo de transformar o mundo em que vivemos.
Um belo exemplo de empreendedorismo social, está relacionado a ações e negócios que estão voltados para a sustentabilidade ou em levar recursos básicos a uma parcela cada vez maior da população.
Médicos e dentistas que oferecem seus serviços através de clínicas e consultórios populares, levando serviços a pessoas que não poderiam pagar por uma consulta em valor tradicional, conseguem demonstrar na prática, o que é ser um empreendedor social.
6.Empreendedor Corporativo
O empreendedor corporativo é aquele que não possui um negócio próprio, mas que é capaz de empreender dentro da própria empresa onde trabalha, apresentando ideias e contribuindo de forma significativa para os projetos em que está envolvido.
Este é o profissional que literalmente “veste a camisa da empresa”, um perfil que por sinal, é bastante singular e difícil de ser encontrado nos dias modernos.
Os profissionais de RH estão dedicados em encontrar profissionais com o perfil de empreendedor corporativo, tendo em vista a contribuição real que os mesmos podem oferecer para as empresas.
7.Empreendedor Público
Para José Dornelas, o empreendedor público, é aquele que não está preocupado em abrir um negócio para o seu próprio benefício, mas sim, de utilizar sua posição na administração pública para contribuir com a sociedade.
Este tipo de empreendedor está dedicado em comprovar que o seu trabalho possui valor para a sociedade e que nem todo cidadão em posse de cargo ou função pública age com desonestidade, fazendo uso indevido dos recursos e ferramentas públicas.
8.Empreendedor do Conhecimento
O empreendedor do conhecimento é aquele que faz uso do seu profundo conhecimento em determinada área para faturar e gerar fonte de renda.
Neste grupo, podemos inserir diversos profissionais que atuam de forma autônoma e independente, transmitindo ou aproveitando o seu conhecimento para gerar riquezas, como é o caso dos escritores, artistas, professores e mentores.
9.Empreendedor do Negócio Próprio
Temos também, o empreendedor do negócio próprio, que é aquele que decide abrir um negócio porque é visionário e pensa grande.
Este perfil, também pode ser denominado como visionário ou nato, sendo normalmente, genial e exemplar em seus feitos, como Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs.
Por fim, vale destacar que o autor acredita que os perfis apresentados não são estáticos e podem sofrer mutações ao longo do tempo.
Empreendedor, conheça a Já Calculei
Aqui na Já Calculei Contabilidade Online, o empreendedor tem espaço e conta com serviços e soluções completas para crescer e expandir os seus negócios.
Por acreditar na força do empreendedorismo, oferecemos abertura de empresa grátis e planos sob medida para empresas e empreendedores de todas as partes do país!
Conheça os nossos planos e serviços! Clique aqui e entre em contato conosco!