Como atualizar o Simples Nacional? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores que por descuido ou problemas financeiros, acabam atrasando o pagamento da guia do Simples.
Pensando nisso e na importância do assunto, decidimos preparar um conteúdo completo, explicando como funciona a atualização das guias vencidas e o parcelamento de débitos em aberto com o Simples Nacional.
Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final, para colocar a sua empresa em dia e evitar problemas com o fisco.
Como atualizar o Simples Nacional?
Como todos nós sabemos, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples, tem como data de vencimento o dia 20 de cada mês.
Sendo assim, uma vez que o pagamento não é realizado até a data de vencimento, é preciso atualizar o Simples Nacional.
Para emissão da guia atualizada, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do Simples Nacional, clicando aqui.
- Escolha a opção PGDAS-D e DEFIS – a partir de 2018” ;
- Acesse com seu código de acesso ou certificado digital;
- Caso não possua um código de acesso, clique aqui para cadastrar (guarde o código em local seguro, você precisará dele nos outros meses);
- Informe o CPF do Responsável Legal e CNPJ da empresa para acessar;
- Por fim, siga o passo a passo, preenchendo os campos corretamente para gerar boleto do Simples Nacional atualizado.
Vale destacar que sobre as guias do Simples Nacional em atraso, incide multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% e juros calculados de acordo com a Taxa Selic do período.
Diante disso, manter o pagamento das guias em dia, é sempre o melhor caminho para o empresário que deseja garantir economia, evitando juros e multas sobre o valor devido.
Como parcelar o Simples Nacional?
Nos casos, onde os valores para pagamento das guias em atraso estão elevados e fora das possibilidades da empresa, é possível aderir ao parcelamento.
Veja como funciona:
- Acesse o site do Simples Nacional, clicando aqui.
- Clique em “Simples – Serviços” e na sequência, em “Parcelamento – Simples Nacional”;
- Faça login com o seu certificado digital ou código de acesso;
- Clique em “Pedido de Parcelamento”;
- Confira as condições e confirme para aderir ao parcelamento.
Vale lembrar, que o pedido só será efetivado após o pagamento da primeira parcela e que para obter o parcelamento é necessário concordar com as seguintes condições:
- Os débitos são parcelados entre 2 e 60 prestações;
- O valor mínimo de cada parcela é de R$ 300,00;
- O valor de cada parcela é acrescido de juros, utilizando como referência a taxa Selic;
- A primeira parcela deve ser quitada no mês de opção pelo parcelamento;
- As demais parcelas devem ser pagas até o último dia útil de cada mês.
Com o parcelamento, as empresas em débito com o Simples Nacional, conseguem ganhar tempo e ao mesmo tempo, mantém sua situação em regularidade com o fisco, podendo exercer normalmente suas atividades.
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O que acontece com empresas que atrasam o Simples Nacional?
Agora que você já sabe como atualizar o Simples Nacional, é hora de conferir o que acontece com as empresas que atrasam o pagamento da DAS.
No entanto, é importante esclarecer que a cobrança de multa e juros não são as únicas consequências para as empresas em atraso com o Simples.
Na prática, os atrasos podem gerar consequências muito mais graves, incluindo:
- Exclusão do Simples Nacional;
- Suspensão temporária do CNPJ;
- Encerramento definitivo do CNPJ.
Dentre as consequências listadas acima, a exclusão do Simples Nacional é a primeira a ser aplicada pelo fisco, sobre empresas que estão em atraso.
Ao ser excluída do Simples Nacional, a empresa precisa aderir a outros regimes tributários, dentre eles o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Nesses regimes, as empresas passam a pagar impostos em guias separadas e na maioria dos casos, enfrentam uma carga tributária maior.
Para retornar ao Simples Nacional, é preciso regularizar as pendências e solicitar o enquadramento no mês de janeiro do ano seguinte.
Como atualizar o cadastro de empresas no Simples Nacional?
Quando o assunto é como atualizar o Simples Nacional, muitos questionam sobre os procedimentos para alteração de dados cadastrais da empresa perante o fisco, incluindo:
- Alteração de Nome Fantasia;
- Alteração de endereço;
- Inclusão e exclusão de atividades (CNAE);
- Alterações no quadro societário;
Em situações que exigem alterações de dados cadastrais, é necessário protocolar um pedido de alteração contratual na Junta Comercial.
Por fim, será necessário atualizar o cadastro da empresa em órgãos como a Secretaria Estadual de Fazenda e a Prefeitura.
Para realizar esse tipo de procedimento, é fundamental que o empresário procure o auxílio e a orientação de um contador.
Contabilidade para empresas do Simples Nacional
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