Pensando em abrir uma pequena empresa, mas não sabe exatamente por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo relacionado a abertura de micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Deseja saber tudo sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
O que é uma pequena empresa?
De acordo com a legislação em vigor, são consideradas pequenas empresas, ou EPP – Empresa de Pequeno Porte, os negócios com faturamento anual não superior a R$ 4,8 milhões.
Esse tipo de empresa conta com diversos benefícios, dentre eles, a possibilidade de optar pelo Simples Nacional, regime tributário com alíquotas de contribuição a partir de 4% sobre o faturamento e recolhimento de todos os impostos em guia única.
A título de curiosidade, vale destacar que as micro e pequenas empresas representam mais de 90% dos negócios em funcionamento no Brasil.
Passo a passo para abrir uma pequena empresa
Confira o passo a passo completo que separamos para ajudar você a tirar os seus planos do papel e abrir uma pequena empresa.
Listamos em 10 passos, todos os detalhes que o empreendedor precisa conhecer antes de abrir uma pequena empresa.
Após acompanhar o passo a passo você vai tirar todas as suas dúvidas e colocar em prática o plano para abertura do seu negócio.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Não tenha dúvidas, contratar um serviço de contabilidade é o primeiro passo para quem pretende abrir uma pequena empresa.
O contador é o profissional responsável por fornecer todas as orientações que o empreendedor precisa para tirar os seus planos do papel e fazer as melhores escolhas.
Além disso, o contador será o responsável por dar andamento a todos os trâmites relacionados à abertura da empresa, incluindo a emissão do CNPJ.
2.Defina o CNAE da empresa
Na sequência, com o apoio da contabilidade, o empreendedor precisará tomar as suas primeiras decisões, começando pela definição do CNAE, ou seja, do tipo de atividade que será exercida pela empresa.
Você já sabe o que montar e que tipo de atividade exercer? Seu contador precisará dessa informação para registrar e regularizar o seu negócio.
3.Defina o tipo de empresa (natureza jurídica)
Quem decide abrir uma pequena empresa, tem à sua disposição diferentes naturezas jurídicas, incluindo aquelas que não exigem sócios:
- EI – Empresa Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
E também, aquelas que exigem sócios, como:
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples.
Verifique com o seu contador qual é a melhor opção para o seu tipo de negócio e defina qual natureza jurídica abrir.
4.Escolha um regime tributário
Após escolher a natureza jurídica ideal para o seu negócio, o próximo passo é definir o regime tributário mais adequado para a sua empresa.
Temos três regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Dentre os regimes tributários listados acima, a maior parte das pequenas empresas acabam optando pelo Simples Nacional.
5.Separe os documentos necessários
Para que a contabilidade possa cuidar dos trâmites necessários para abrir uma pequena empresa, o empreendedor precisa fornecer alguns documentos, são eles:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do local para abertura da empresa;
- Certidão de Casamento (quando casado).
6.Elabore o Contrato Social
Além dos documentos listados no item anterior, o empreendedor também precisará elaborar um Contrato Social ou preencher um Requerimento de Empresário (no caso da abertura de empresa individual).
O Contrato Social é o documento utilizado para registro de empresas na Junta Comercial, possuindo, dentre outras, as seguintes informações:
- Nome dos sócios;
- Direitos e obrigações de cada sócio;
- Percentual de cada sócio no negócio;
- Capital inicial investido na empresa;
- Atividades a serem exercidas;
- Local de instalação da empresa;
- Natureza jurídica da empresa.
7.Registre a empresa na Junta Comercial
Com toda a documentação exigida e o Contrato Social em mãos, o contador poderá iniciar os trâmites necessários para abrir uma pequena empresa.
Nessa etapa, o primeiro passo é o registro do documento de constituição da empresa na Junta Comercial.
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório destinado ao registro e reconhecimento de empresas e outras pessoas jurídicas instaladas aqui no Brasil.
8.Solicite a emissão do CNPJ
Após o registro da empresa na Junta Comercial é hora de emitir o CNPJ da pequena empresa.
O CNPJ é um documento de caráter obrigatório para toda e qualquer pessoa jurídica instalada no Brasil.
A emissão do documento deverá ser solicitada pela contabilidade na Receita Federal, órgão responsável pela emissão do referido documento.
9.Solicite a emissão da Inscrição Estadual
Logo após a emissão do CNPJ, a contabilidade deverá providenciar o cadastro da empresa na esfera estadual, por meio de uma Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas que precisam emitir notas fiscais de venda e efetuar o recolhimento do ICMS.
Sendo assim, as empresas que atuam apenas com prestação de serviços podem ser isentas desse documento.
10.Solicite a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento
Para finalizar o passo a passo para abrir uma pequena empresa, a contabilidade deverá solicitar na prefeitura a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Localização e Funcionamento.
O Alvará de Localização e Funcionamento é um documento obrigatório para que a empresa possa iniciar as suas atividades de forma regular.
Como abrir uma pequena empresa pela internet?
Abrir uma pequena empresa pode ser mais fácil do que você imagina, e o melhor, você pode fazer isso pela internet de forma gratuita e sem qualquer complicação.
Aqui na Já Calculei não cobramos honorários abertura de empresas. Sendo assim, essa é a sua oportunidade de tirar os seus planos do papel e abrir a sua empresa.
Atendemos empresas de todo o Brasil e a próxima pode ser a sua, solicite agora mesmo a abertura da sua empresa sem sair de casa, clique aqui e entre em contato conosco!