Você sabe o que é Razão Social da empresa e qual a sua importância? Como definir a razão social? Existe algum padrão, regra ou legislação específica?
Se você pensa em empreender, já ouviu falar, mas deseja saber mais sobre a Razão Social e entender como ela funciona, esse conteúdo é o seu lugar.
Razão social da empresa aqui, vamos explicar, dentre outras coisas, os seguintes pontos que são alvo de dúvidas frequentes:
- O que é razão social da empresa?
- Como definir a razão social da sua empresa?
- Diferenças entre razão social e nome fantasia.
- Como alterar a razão social da empresa.
O que é razão social da empresa?
Razão Social da empresa é o nome de registro de uma empresa ou organização na Junta Comercial, Receita Federal e demais órgãos governamentais.
Em outras palavras e por analogia, podemos dizer que a Razão Social de uma empresa se assemelha ao nome completo de uma pessoa física.
Quando um empreendedor decide abrir uma empresa, ele precisa tomar diversas decisões, incluindo o tipo de negócio que pretende abrir, as atividades que vai exercer, o melhor regime tributário para os seus negócios, e também a sua Razão Social.
A Já Calculei Contabilidade, por exemplo, está registrada com a seguinte Razão Social: “Já Calculei Contabilidade Ltda.”
Como definir a razão social da empresa?
Agora que você já sabe o que é, confira algumas regras e orientações que vão ser úteis na hora de definir a razão social da sua empresa:
- A Razão Social da empresa deve ser relacionada às atividades desenvolvidas pela empresa;
- A Razão Social da empresa também não pode ser igual ou muito semelhante a de outras empresas;
- A Razão Social precisa trazer o tipo da empresa (ME; EPP, LTDA, S.A);
- Você pode utilizar suas próprias iniciais como Razão Social dos negócios.
Para evitar erros que possam impedir o registro da sua empresa na Junta Comercial e na Receita Federal, defina a sua Razão Social da empresa com o apoio de um serviço de contabilidade e após uma consulta prévia.
Além de lhe auxiliar com ideias, o contador pode realizar uma consulta prévia na Junta Comercial para verificar se determinada Razão Social da empresa já está em uso por outra empresa.
Diferenças entre Razão Social da empresa e Nome Fantasia
Para abrir uma empresa, você precisará definir dentre outras coisas, uma Razão Social e um Nome Fantasia.
Você que chegou até aqui, já sabe o que é, e como definir a Razão Social da sua futura empresa. Mas, afinal, e quanto ao Nome Fantasia?
É muito comum que ao planejar a abertura de uma empresa, os empreendedores tenham dúvidas em relação às diferenças entre Razão Social e Nome Fantasia.
Para acabar de uma vez por todas com esse tipo de dúvida, conheça as diferenças:
Razão Social: É o nome de registro das empresas nos órgãos oficiais e inclui o formato de constituição do negócio (ME, EPP, LTDA, S.A)
- Ex: Já Calculei Contabilidade LTDA.
Nome Fantasia: É o nome comercial das empresas, aquele utilizado em propagandas de marketing e para comunicação com o público em geral.
- Ex: Já Calculei.
Na maioria dos casos, o nome fantasia é definido com base em uma parte da Razão Social, no entanto, essa não é necessariamente uma regra.
Importante: Antes de definir o Nome Fantasia do seu negócio, faça uma consulta prévia para verificar se o mesmo já não está sendo utilizado por outras empresas.
Como alterar a Razão Social da empresa
Uma dúvida muito frequente quando o assunto é a Razão Social de uma empresa, diz respeito a sua alteração.
Afinal, é possível alterar a Razão Social da empresa? Como solicitar essa alteração?
Para alterar a Razão Social da sua empresa, você precisará do auxílio e orientação de uma contabilidade especializada, uma vez que o processo envolve a alteração do Contrato Social da empresa na Junta Comercial.
Por sinal, além da alteração na Junta Comercial, será necessário providenciar a alteração cadastral em órgãos como a Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda e na Prefeitura do seu município.
Qual a Razão Social do MEI?
Devido às suas características próprias, a Razão Social do MEI é diferente das demais empresas.
No caso do MEI em específico, a Razão Social é obrigatoriamente composta pelo nome completo do empreendedor mais o número do seu CPF.
Nesse caso, o MEI possui liberdade apenas para definir o seu Nome Fantasia.
Como abrir uma empresa?
Agora que você já sabe o que é Razão Social da empresa e também o que é Nome Fantasia, é hora de conferir o passo a passo para abrir uma empresa.
Muitos acreditam que abrir uma empresa é uma tarefa complexa e burocrática, no entanto, com a orientação de profissionais especializados, tudo fica mais fácil.
Em primeiro lugar, você precisará separar alguns documentos importantes, são eles:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
Na sequência, será preciso contratar uma contabilidade especializada na abertura de empresas.
Ainda não contratou um contador para cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa?
Conte com a Já Calculei, aqui você abre a sua empresa gratuitamente e sem burocracia.
Faça o seu cadastro em nosso chatbot, escolha o plano ideal para a sua empresa e deixe que nossos contadores cuidem de todos os trâmites burocráticos para registrar e legalizar o seu negócio.
É muito simples e rápido, veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade.
Você já sabe o que é Razão Social da empresa e como definir a sua. Agora é hora de aproveitar a oportunidade e abrir a sua empresa com a Já Calculei! Não perca mais tempo, é grátis!
Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo.