Entre muitas das legendas que encontramos no mundo contábil está o CSOSN, ou o Código de Situação da Operação do Simples Nacional, que nada mais é do que uma numeração dada pelo governo, que é muito importante para as empresas que atuam com o Simples Nacional. É através deste número, ou códigos, que será identificado o tipo da operação que está registrada na nota fiscal emitida pelo simples.
Logo, os códigos tributários têm uma grande importância nos documentos fiscais, e muitas vezes é a partir deles que são definidos os meios de tributação de cada empresa. Por toda esta importância, a Já Calculei vai te explicar um pouco mais sobre o CSOSN, e a melhor maneira de escolher o código certo para sua empresa. Spoiler: sua ajuda pode estar aqui mesmo, com a contabilidade online!
O que exatamente é o CSOSN?
O Código de Situação da Operação do Simples Nacional é o indicador da situação tributária de operações registradas em empresas do Simples Nacional. Todas as empresas que atuam no comércio e emitem NF-e, NFC-e e CF-e, necessitam de um, ou até mais, códigos que indicam qual a origem da mercadoria comercializada, e o tipo de tributação das NFs.
É assim que é possível ter a indicação sobre a origem do produto que está sendo comercializado, além de sinalizar qual o regime de tributação da operação. O número deve estar presente na Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, a NFC-e, e no Cupom Fiscal Eletrônico, o CF-e.
Como escolher o código CSOSN corretamente?
O primeiro passo mais assertivo é buscar por uma ajuda profissional. Os escritórios de contabilidade online irão saber te guiar com segurança na escolha do código CSOSN certo para seu negócio, já que há mais de uma possibilidade, e cada caso é diferente do outro. Existem produtos que têm isenção de impostos, são imunes ou até não tributados.
O regime de tributação deve ser observado, assim como os impostos pertinentes, o contador saberá utilizar estas informações para alinhar o código com as necessidades da sua empresa e o tipo de mercadoria
Usar o CSOSN certo é importante para sua empresa
Encaixar a sua empresa no número de CSOSN correto é fundamental. Será preciso selecioná-lo ao emitir as notas fiscais, já que o governo se utiliza deste número como base para ajustar a maneira a qual os impostos serão cobrados. Assim, usar um código errado pode acarretar problemas fiscais para o seu negócio, como multas por não pagamento de algum tributo obrigatório, ou até mesmo o pagamento indevido de impostos.
Para evitar prejuízos e problemas na emissão de suas notas fiscais, converse com seu contador para escolher corretamente o CSOSN. Aqui no Já Calculei, você pode ter esse auxílio com toda a praticidade, aí mesmo do seu computador ou celular, através do nosso escritório de contabilidade online.
Entre em contato conosco que nossa equipe estará pronta para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a manter o seu negócio sempre saudável.
Links alternativos:
Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato
Artigos Relacionados:
- Tabela NCM Completa
- Guia à prova de erros na emissão de nota fiscal para Simples…
- Veja o que é elisão fiscal e como pagar menos impostos
- Contabilidade Online: Tudo o que você precisa saber está…
- Contrato social: Entenda o que é, para que serve e saiba…
- Capital Social: o que é, como definir e o que é importante…