Por: Já Calculei | Data: março 1, 2021
Via de regra, os documentos necessários para abrir o CNPJ são os seguintes:
Além desses, a depender do tipo de atividade a ser desenvolvida pela empresa, outros documentos podem ser solicitados.
O contrato social é um documento fundamental no processo de constituição de uma empresa, já que estabelece as regras de funcionamento, a estrutura e outros aspectos relevantes do negócio.
Na prática, é uma espécie de “certidão de nascimento” da empresa, sendo o ponto de partida para sua existência legal.
Quando uma empresa solicita a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Brasil, o contrato social é um dos principais documentos a serem apresentados.
Veja alguns pontos importantes deste documento:
Uma vez elaborado e assinado, o contrato social deve ser registrado na Junta Comercial do estado onde a empresa está localizada. Após o registro, a empresa pode então solicitar a inscrição no CNPJ junto à Receita Federal.
É recomendado que a elaboração do contrato social seja feita com a assistência de um advogado ou contador, pois erros ou omissões neste documento podem gerar problemas legais ou operacionais para a empresa no futuro.
Conforme destacado anteriormente, o carnê IPTU do local para abertura da empresa é um dos documentos necessários para abertura de um CNPJ.
Em meio a isso, muitos empreendedores questionam, se é possível utilizar um endereço residencial para abrir suas empresas?
Diante desse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que tudo vai depender do tipo de atividade a ser desenvolvida pela empresa e das regras de zoneamento urbano do município.
Em muitas ocasiões, é possível abrir CNPJ em endereço residencial. No entanto, para ter certeza é necessário realizar uma consulta de viabilidade na prefeitura.
Para saber mais sobre os documentos necessários e abrir o seu CNPJ, conte com a Já Calculei Contabilidade.