Como abrir uma empresa em Taubaté? Se você chegou até aqui, pois pretende montar um negócio na região, mas possui algum tipo de dúvida sobre o assunto, saiba que você está no lugar certo.
Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade vai apresentar um panorama completo sobre a região e esclarecer as suas principais dúvidas.
Veja o que você vai conferir na sequência:
- Panorama da cidade e dos negócios na região
- Documentos para abrir uma empresa em Taubaté
- Custo para abrir uma empresa em Taubaté
- Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Taubaté
- Como abrir uma empresa em Taubaté [Passo a Passo]
Para saber mais, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Panorama da cidade e dos negócios na região
Taubaté é um município do interior do estado de São Paulo, localizado a cerca de 130 km da capital do estado, na região do Vale do Paraíba.
De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população do município é estimada em pouco mais de 320 mil habitantes, o que faz da cidade uma das mais populosas do estado.
Do ponto de vista econômico, Taubaté foi uma das primeiras cidades brasileiras a se industrializar e ao longo do tempo, foi capaz de atrair grandes empresas para a região, incluindo montadoras de veículos como a Ford e a Volkswagen e empresas como LG, Alstom, Usiminas, Cameron e Embraer.
Além da sua força no segmento industrial, Taubaté também possui uma ótima estrutura de comércio e serviços para atender a população local e de municípios vizinhos, o que faz da cidade uma excelente opção para quem deseja abrir uma empresa no interior de São Paulo.
Documentos para abrir uma empresa em Taubaté
Após um breve panorama sobre o município, é hora de esclarecer suas dúvidas sobre tudo o que é necessário para abrir uma empresa em Taubaté, começando pelos documentos.
Com o apoio de uma boa contabilidade, abrir uma empresa em Taubaté é simples, já que para a maior parte dos tipos de negócio, basta separar os seguintes documentos:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Documento de constituição da empresa (Contrato Social).
Dentre os itens em questão, destaque especial para o Contrato Social, item que pode gerar dúvidas em empreendedores de primeira viagem.
O contrato social é um documento que será utilizado para o registro e reconhecimento da empresa na Junta Comercial, e que para este fim, deve reunir informações como:
- Razão social e nome fantasia;
- Nome e qualificação dos sócios;
- Natureza Jurídica;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Capital social;
- Endereço completo da empresa;
- Forma de distribuição dos lucros;
- Dentre outros itens.
Possui algum tipo de dúvida com relação a lista de documentos para abrir uma empresa em Taubaté? Não se preocupe, entre em contato com o nosso time de especialistas e receba toda orientação necessária.
Custo para abrir uma empresa em Taubaté
Quando o assunto é como abrir uma empresa em Taubaté, outra dúvida importante é a que diz respeito aos custos para legalização da empresa.
Muitos empreendedores acreditam que para montar um negócio na capital ou no interior do estado de São Paulo, é preciso arcar com altos custos de legalização, quando na prática, os custos podem ser resumidos em três itens:
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Aquisição de um certificado digital;
- Honorários da contabilidade.
A taxa de registro na Junta Comercial é devida à JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo e até a data de publicação deste artigo era de R$ 91,05 para empresas individuais e de R$ 207,12 para sociedades empresariais.
Por sua vez, quanto ao certificado digital, um dispositivo essencial para assinar documentos eletronicamente e trocar informações com o fisco, o custo de aquisição gira em torno de R$ 200,00
Por fim, temos os honorários da contabilidade, valor que é cobrado pela maior parte dos contadores para cuidar dos trâmites de abertura de uma empresa, e que varia de acordo com a política de preços de cada escritório.
No entanto, para você que chegou até aqui, a boa notícia é que assinantes de qualquer um dos nossos planos de contabilidade mensal, garantem abertura de empresa gratuita!
Regimes de tributação e tipos de empresa para abrir em Taubaté
Outra dúvida muito relevante quando o assunto é como abrir uma empresa em Taubaté, é a que diz respeito à escolha do regime tributário e natureza jurídica da empresa.
Quanto a isso, você não precisa se preocupar, pois o nosso time de contadores vai estudar o seu futuro negócio e indicar as melhores alternativas para a sua empresa.
Quanto ao regime tributário, existem três possibilidades:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quanto a natureza jurídica (formato de constituição da empresa), as alternativas são as seguintes:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A.
Conte com o apoio do nosso time de contadores para fazer as escolhas certas para o futuro e sucesso da sua empresa.
Como abrir uma empresa em Taubaté [Passo a Passo]
Com o suporte do time da Já Calculei Contabilidade, abrir uma empresa em Taubaté é muito simples. Veja como funciona:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde alguns dias, enquanto cuidamos da abertura da sua empresa.
Nosso time de especialistas vai cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa, enquanto você mantém o foco nos seus negócios.
Vamos cuidar de tudo, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Liberação da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!