Abrir uma empresa em São Bernardo do Campo pode ser um excelente negócio e algo muito mais fácil do que você imagina, principalmente com a escolha de um bom contador.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você vai ter a oportunidade de conferir:
- Panorama da cidade e dos negócios na região
- Documentos para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo
- Custo para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo
- Tipos de empresa para abrir em São Bernardo
- Como abrir uma empresa em São Bernardo [Passo a Passo]
Para saber mais e não perder nenhuma informação importante, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Panorama da cidade e dos negócios na região
São Bernardo do Campo é um município localizado no Estado de São Paulo e um dos mais importantes para a economia brasileira, com cerca de 850 mil habitantes, segundo estatísticas do IBGE.
Com um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do país, São Bernardo se destacou durante muito tempo em função das diversas montadoras automobilísticas que se instalaram na região, incluindo nomes como Volkswagen, Ford, Scania, Toyota e Mercedes-Benz.
No entanto, a partir da década de 1990, algumas montadoras começaram a encerrar suas atividades, e com isso, a economia do município precisou se diversificar e reinventar, atraindo empresas de outros segmentos, incluindo comércio e serviços.
Documentos para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo
A lista de documentos básicos para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo, é a mesma exigida em outras regiões do país. Veja:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Contrato social ou requerimento de empresário.
Dentre os documentos em questão, aquele que costuma gerar mais dúvidas é o contrato social, sobretudo para aqueles que estão abrindo uma empresa pela primeira vez.
O contrato social pode ser elaborado com a orientação da assessoria jurídica que presta serviços ao escritório contábil contratado ou por um advogado do próprio empreendedor.
Basicamente, este é o documento que será utilizado para registro da empresa na Junta Comercial, e, que, portanto, precisa reunir as seguintes informações:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outros itens importantes.
Possui algum tipo de dúvida com relação aos documentos necessários para abrir a sua empresa? Entre em contato conosco e receba a orientação dos nossos especialistas.
Custo para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo
Quando o objetivo é abrir uma empresa em São Bernardo do Campo, muitos se preocupam com os custos para legalização do negócio.
Se este é o seu caso, a boa notícia é que para grande parte dos tipos de atividade, os custos para abertura de uma empresa, incluem apenas três itens:
Certificado digital: Utilizado para assinar documentos digitalmente e transmiti-los ao fisco. É possível encontrar opções pelo preço médio de R$ 200,00.
Taxa da Junta Comercial: Para abrir uma empresa, o empresário precisa efetuar o pagamento da taxa da Junta Comercial, que na data de publicação deste conteúdo era a seguinte para municípios do estado de São Paulo:
- Empresa Individual: R$ 91,05
- Sociedade Empresária: R$ 207,12
Honorários da contabilidade: Por fim, quem pretende abrir uma empresa, pode ficar sujeito aos custos com os honorários contábeis para abertura do negócio.
No entanto, a boa notícia para você que encontrou este conteúdo, é que na Já Calculei a abertura de empresa é gratuita. Escolha um dos nossos planos em serviços contábeis e receba isenção nos honorários para abrir a sua empresa.
Tipos de empresa para abrir em São Bernardo
Para abrir uma empresa em São Bernardo ou em qualquer outra região do país, o empreendedor precisa tomar algumas decisões, dentre elas, aquela que diz respeito ao melhor tipo de empresa para os seus objetivos.
De acordo com a legislação brasileira, existem opções para aqueles que possuem sócios e outras para empreendedores que vão iniciar sem sócios.
Para quem não possui sócios:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
Para quem possui sócios:
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- A – Sociedade Anônima.
Nosso time de contadores e especialistas, está preparado para ajudar você a escolher o melhor tipo de empresa (natureza jurídica) para seus objetivos de negócio.
Como abrir uma empresa em São Bernardo [Passo a Passo]
Para que você conheça de perto os trâmites para abertura de uma empresa, preparamos um pequeno passo a passo. No entanto, você não precisa se preocupar, pois toda parte burocrática fica por conta da contabilidade.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, cuidamos de tudo para que você mantenha 100% do foco nos seus negócios. Confira o passo a passo:
1.Registro da empresa na Junta Comercial
De posse dos documentos necessários, o contador protocola o processo para registro da empresa perante a Junta Comercial do Estado.
Este registro é requisito obrigatório para liberação dos demais documentos que uma empresa precisa para funcionar legalmente.
2.Emissão do CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, o contador providencia a liberação do CNPJ, documento cuja responsabilidade de emissão é da Receita Federal.
No CNPJ vão constar uma série de informações importantes sobre a empresa, como o seu nome, endereço e atividades desenvolvidas.
3.Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal
Na sequência a contabilidade providencia o registro da empresa perante o fisco estadual (inscrição estadual) e junto ao fisco municipal (inscrição municipal), dependendo do tipo de atividade a ser desenvolvida.
- Inscrição Estadual: Documento obrigatório para empresas contribuintes de ICMS (comércio, indústria e algumas prestadoras de serviços).
- Inscrição Municipal: Documento obrigatório para quem deseja abrir uma empresa para atuar no ramo de prestação de serviços.
4.Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, é protocolado junto à Prefeitura de São Bernardo do Campo, o pedido para emissão do Alvará de Localização e Funcionamento da empresa.
Deseja saber mais e abrir uma empresa em São Bernardo do Campo de forma rápida, econômica e sem qualquer tipo de complicação?
Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!