Você já pensou em abrir uma empresa em Belém? Se você mora na cidade ou região ou tem interesse de ir para lá, é importante saber como começar um negócio.
Por ser uma das cidades mais importantes do país, sendo a capital do estado do Pará, Belém é um local que apresenta muitas oportunidades para empreendedores.
Com isso em mente, a Já Calculei decidiu criar este guia explicando o passo a passo para abrir uma empresa em Belém. Continue acompanhando para entender o processo.
Como abrir uma empresa em Belém [Passo a Passo]
Primeiramente, leve em consideração que, independente de onde quer que você esteja pensando em abrir uma empresa, é necessário se atentar aos trâmites legais.
Você conhece, por exemplo, toda a burocracia envolvida ao se tentar abrir uma empresa em Belém? Você sabe quais são as particularidades as quais é preciso se atentar?
Lembre-se de que, apesar de o processo de abertura de uma empresa estar cada vez mais facilitado pela tecnologia, ainda é preciso seguir um guia para não cometer erros.
Justamente por isso que decidimos criar esse passo a passo, pois queremos ajudar o empreendedor a não passar por problemas. Então, vamos começar pela contabilidade.
1. Contratação de uma contabilidade que atenda no Pará
A primeira coisa que deve ser feita é a contratação de uma empresa de contabilidade que seja capaz de atender no Pará. Ela não precisa necessariamente ser de lá ou ter sede lá.
A importância disso é porque a maioria das contabilidades tende a se especializar nas empresas da sua região ou cidade, não conseguindo atender a demandas distantes.
Nessas horas, o empreendedor consegue ver um grande valor em uma contabilidade online como a Já Calculei, que atende a todas as regiões do Brasil com qualidade.
2. Organização dos documentos necessários
Uma vez que você tenha contratado um serviço de contabilidade adequado, o próximo passo é organizar os documentos que serão necessários para a abertura.
Veja a lista abaixo:
- RG e CPF do empresário;
- Carnê IPTU ou documento com Inscrição Imobiliária para abertura da empresa;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário em três vias;
- Declaração de imposto de renda do empreendedor (Se este for declarante);
- Certidão de casamento do empreendedor (Se este for casado).
Uma vez que se tenha estes documentos em mãos e organizados, a contabilidade já pode dar início ao processo de abertura e os demais trâmites legais que são necessários.
3. Pesquisa de localização e viabilidade do negócio
O próximo passo para abrir uma empresa em Belém, está relacionado com a realização de uma consulta de viabilidade na SEURB (Secretaria Municipal de Urbanismo).
A responsabilidade de observar as regras de zoneamento da capital paraense é deste órgão. É ele que diz se a empresa pode desenvolver suas atividades no local escolhido.
Considere ainda que fazer uma consulta prévia de viabilidade é muito importante para evitar quaisquer tipos de atrasos na obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento.
Obter estes alvarás, por conseguinte, é de suma importância. Sem eles, uma empresa fiscalizada pode ser notificada e, posteriormente, fechada em definitivo.
4. Registro da empresa na JUCEPA
Uma empresa em Belém, para ser regularizada, precisa ter o registro do contrato social ou requerimento de empresário na JUCEPA (Junta Comercial do Estado do Pará).
Isso significa que, para abrir uma empresa em Belém, é preciso já ter o nome fantasia e a razão social já definida, cuidando para não se idêntico a de outras empresas registradas.
Não à toa, muitos empresários criam algumas opções diferentes de nome, pois caso seja identificado uma das alternativas em uso, basta ir para a segunda opção.
5. Obtenção do CNPJ
O quinto passo para abrir uma empresa em Belém, é sobre providenciar uma CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Física), um documento obrigatório para todas as empresas.
No caso, o número do CNPJ serve para identificar que a empresa existe e é regular, tratando-se de uma informação exclusiva de empresas brasileiras.
Quem tem a responsabilidade de fazer a emissão de um CNPJ é a Receita Federal. Já as informações que podem ser analisadas com esse cadastro, são:
- Endereço completo;
- Data de abertura;
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Atividade econômica (CNAE);
- Natureza jurídica;
- Porte da empresa;
- Telefone e e-mail.
6. Obtenção da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal
Algumas exigências específicas para abrir uma empresa em Belém, são a Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal, cada uma delas obtida com um órgão diferente. Veja:
- Inscrição Estadual: Emitida pela Secretaria de Fazenda do Estado do Pará (SEFA – PA), obrigatório para todas as empresas que pagam ICMS;
- Inscrição Municipal: Emitida pela Prefeitura de Salvador, obrigatória para todas as empresas que são obrigadas a pagar o ISS.
Vale ressaltar que ICMS é a sigla de “Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços” e ISS é a sigla de “Impostos Sobre Serviço”.
7. Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento
Então, temos a etapa final para o processo de abrir uma empresa em Belém, que é a obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento para liberação da empresa.
Estes documentos, por sua vez, devem ser solicitados junto da contabilidade da prefeitura da cidade da empresa, que avaliará se a empresa atende a todos os requisitos legais.
Quanto custa abrir uma empresa em Belém?
Quem tiver interesse em abrir uma empresa em Belém, deverá custear o pagamento da taxa de registro empresarial da JUCEPÁ.
Na data de publicação deste conteúdo, os valores eram os seguintes:
- Empresa Individual: R$ 299,00;
- Sociedade Empresária: R$ 415,00.
Não se esqueça que você também precisará contar com os custos honorários da contabilidade. No caso da Já Calculei, oferecemos abertura gratuita de empresa.
Tipos de empresa e regime tributário para abrir empresa
Para concluir, é importante que você saiba que para abrir uma empresa em Belém, é preciso também definir o regime tributário, que pode ser um dos três:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Já o tipo de empresa, ou natureza jurídica, deve ser escolhida entre as seguintes opções:
- EI (Empresário Individual);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- A (Sociedade Anônima).
Deseja saber mais e abrir empresa em Belém? Clique aqui e entre em contato com a Já Calculei!