Como abrir um material de construção? Existem muitas dúvidas entre aqueles que pretendem empreender e montar um negócio neste segmento.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema, onde você terá a oportunidade de conferir:
- Lista de produtos para material de construção;
- Quanto custa abrir um material de construção;
- Onde abrir um material de construção;
- Passo a passo para abrir um material de construção.
Para saber mais sobre o assunto e esclarecer suas principais dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou entre em contato com um de nossos contadores, clicando no botão de WhatsApp que aparece no canto inferior da página.
Lista de produtos para material de construção
A lista de produtos para abrir um material de construção completo e com ampla variedade, possui centenas de itens, dentre os quais, não podemos deixar de destacar:
- Arames;
- Areia;
- Argamassa;
- Arruelas;
- Bombas;
- Brita;
- Buchas;
- Caixas d’água;
- Cal;
- Cimento;
- Conexões;
- Duchas;
- Espaçador;
- Eletroduto;
- Ferramentas em geral;
- Fios de luz;
- Grelhas;
- Impermeabilizantes;
- Interruptores
- Madeiras;
- Parafusos;
- Pisos e revestimentos;
- Quadros de luz;
- Registros;
- Rejunte;
- Rolo e pincel;
- Telhas;
- Tijolos;
- Tintas;
- Tomadas e interruptores;
- Torneiras;
- Tubos;
- Vergalhões;
- Dentre outros itens.
Diante desta lista, vale destacar que um dos segredos para atrair e fidelizar clientes, é ter um mix completo e variado de produtos, incluindo marcas e fornecedores diferentes.
Sabendo disso, um dos primeiros passos para quem pretende empreender neste segmento, consiste em mapear fornecedores e realizar cotações, em busca do melhor preço, variedade de itens e qualidade.
Quanto custa abrir um material de construção
O custo para abrir um material de construção pode variar de forma significativa, levando em consideração fatores como: localização, porte do empreendimento e mix de produtos.
No entanto, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o custo médio para abrir um material de construção com área de 100m² fica em torno de R$ 125 mil.
O empreendedor pode montar o negócio com recursos próprios, reunindo recursos com sócios ou através de financiamento bancário.
Em todo caso, aqueles que pretendem economizar e reduzir o custo inicial para abrir sua loja, podem contar com o suporte e assessoria do nosso time de contadores.
Aqui na Já Calculei Contabilidade, a abertura de empresa é gratuita, uma excelente oportunidade para começar com economia.
Onde abrir um material de construção
Quando o objetivo é abrir um material de construção, um dos segredos para chegar ao sucesso consiste na escolha estratégica da localização para montar o empreendimento.
Se você pretende abrir uma loja de grande porte, com show room amplo, centenas ou milhares de produtos, dentre eles, itens de acabamento, como pisos e revestimentos, o ideal é optar por um local com ampla visibilidade e de fácil acesso, como ruas e avenidas movimentadas e bem localizadas.
Agora, se o seu objetivo é montar um material de construção de pequeno ou médio porte, a opção mais indicada são os bairros residenciais, principalmente aqueles que estão em fase inicial, com muitas construções e terrenos disponíveis.
Para ter sucesso, sua loja precisa ter variedade, preço competitivo, e além disso, ficar próxima do seu público alvo, ou seja, de pessoas que estão reformando ou construindo.
Pense com muita calma e de forma estratégica na sua localização, pois assim, você aumentará significativamente o seu retorno e suas chances de sucesso.
Passo a passo para abrir um material de construção
Esclarecidas as principais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo completo, o que é preciso para abrir um material de construção.
Não sabe exatamente, por onde começar? Não se preocupe, pois, o nosso time de contadores está preparado para auxiliar e orientar você.
1.Monte um plano de negócios
Apesar de não ser uma etapa obrigatória, montar um plano de negócios é um dos segredos para chegar ao sucesso mais rápido, evitando decisões equivocadas e que possam comprometer o desempenho dos negócios.
Basicamente, um plano de negócios é um documento base para qualquer empresa, e que reúne uma série de informações importantes, dentre as quais, podemos destacar:
- Definição da estrutura necessária para a loja;
- Definição do público-alvo;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Estudo e identificação de fornecedores;
- Necessidade de contratação de mão de obra;
- Nome, slogan, missão e valores da empresa;
- Planejamento completo de marketing;
- Planejamento financeiro e previsão de retorno;
- Produtos e serviços a serem ofertados;
- Dentre outros itens importantes.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Na sequência, o empreendedor deve contratar um serviço de contabilidade que o auxilie a tirar seus planos do papel, abrir e regularizar a sua empresa.
Dentre as atribuições do contador, podemos destacar:
- Abertura e legalização de empresas;
- Cálculo de impostos, emissão de guias federais, estaduais e municipais;
- Cálculo do pró-labore, da folha de pagamento e das guias de INSS e o FGTS;
- Definição do melhor regime tributário para economia de impostos;
- Elaboração do balanço contábil e entrega das obrigações acessórias ao fisco.
- Registro da admissão, do afastamento e do desligamento de funcionários;
- Dentre outras responsabilidades importantes para manter uma empresa em dia.
3.Separe os documentos necessários para abertura da loja
Com o suporte e a orientação do contador, o empreendedor que deseja abrir uma loja de material de construção, precisará reunir alguns documentos, incluindo:
- Cópia simples do CPF;
- Cópia autenticada do RG ou CNH;
- Certidão de casamento (se casado);
- Contrato social ou requerimento de empresário em três vias;
- Cópia do carnê IPTU ou da inscrição imobiliária do imóvel;
- Última declaração de Imposto de Renda (se declarante).
Em caso de dúvidas durante esta etapa, não se preocupe, pois vamos fornecer toda orientação necessária.
4.Aguarde o registro da loja de material de construção
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida do registro para abertura da loja de materiais de construção, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Funcionamento.
Para saber mais e abrir um material de construção de forma rápida, descomplicada e gratuita, clique aqui e entre em contato conosco!