Você sabe o que é e qual é a margem de lucro ideal? Talvez você não tenha ouvido falar nesse termo, mas trata-se de um conceito que pode ajudar as empresas a se organizarem.
O fato é que toda atividade empresarial possui uma margem de lucro, menor, maior ou na média do que se espera que ela tenha. O ideal, é claro, é que ela não seja menor.
Entretanto, a questão é que cada empresa tem as suas particularidades. Tendo dito isso, hoje a Já Calculei vai explicar tudo que é preciso saber sobre a margem de lucro ideal.
O que é a margem de lucro?
Antes de falarmos sobre a margem de lucro ideal, é fundamental explicar o que é a margem de lucro em si, que se trata de um conceito universal usado por todas as empresas.
A margem de lucro pode ser resumida como a porcentagem que especifica o quanto sobrou para a empresa após todos os custos e descontos terem sido aplicados ao faturamento.
Entre estes custos e descontos podemos citar:
- Gastos com a produção;
- Impostos federais e municipais;
- Custo de translado dos produtos;
- Entre outros.
Para de fato fazer o cálculo da margem de lucro, será necessário obter os dados da receita total, os custos totais e o valor do lucro, que é a subtração de um por outro.
Agora, basta dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100. O resultado é multiplicado por 100 para que se obtenha uma porcentagem.
Exemplo de cálculo de margem de lucro
Vamos imaginar que uma loja de calçados faturou 10 mil reais com a venda dos seus produtos ao longo do mês. O custo para produzir estes produtos foi de 6 mil reais.
Isso significa que está loja obteve 4 mil reais de lucro. Com estes dados, basta que apliquemos a seguinte fórmula:
Margem de lucro = (Lucro/Receita total) x 100
Margem de lucro = (4.000/10.000) x 100
Margem de lucro = (0,4) x 100
Margem de lucro = 40
No caso, o resultado é sempre expresso em porcentagem, então o correto a se dizer é que a margem de lucro é de 40%.
Margem de lucro líquida
O cálculo que você viu de exemplo acima é o da margem de lucro no seu estado mais bruto. Em outras palavras, ela também pode ser chamada de margem de lucro bruto.
Entretanto, assim como se fala em lucro bruto e lucro líquido, também existe a margem de lucro líquida, que pode representar uma realidade ainda mais exata de uma empresa.
Para fazer o cálculo da margem de lucro líquida, por sua vez, será necessário fazer os seguintes descontos:
- Custos da produção do produto, igual se faz com margem de lucro bruta;
- Impostos federais e também os que incidem sobre a venda;
- Despesas administrativas fixas (aluguel, IPTU, contabilidade, salários, etc.);
- Despesas administrativas variáveis (comissões, multas, acidentes, etc).
De forma resumida, a diferença entre os dois tipos de margem de lucro, é que a bruta determina o preço de cada produto que será comercializado e a líquida o lucro real mensal.
Isso significa que a margem de lucro bruto pode ser melhor utilizada para medir a lucratividade de produtos individuais e a margem de lucro líquida, a da empresa como todo.
Exemplo de cálculo de margem lucro líquida
Vamos imaginar aquela mesma loja de calçados. Neste mês ela lucrou 40 mil reais. No entanto, suas despesas administrativas fixas e variáveis somarem 25 mil reais.
Isso significa que a empresa teve um lucro líquido de 15 mil reais. Agora, com estas informações basta que apliquemos a seguinte fórmula:
Margem de lucro líquida = (lucro líquido / receita total) x 100
Margem de lucro líquida = (15.000 / 40.000) x 100
Margem de lucro líquida = (0,375) x 100
Margem de lucro líquida = 37,50
Por fim, assim como se faz com a margem de lucro normal ou bruta, basta interpretar o resultado como porcentagem, o que significa que a margem de lucro líquida é de 37,5%.
Definição de margem de lucro ideal
Agora que você já sabe o que é e como calcular a margem de lucro, vamos falar sobre a famigerada margem de lucro ideal. O que seria isso? Por que ela é ideal?
A razão por trás de uma idealização da margem de lucro, se deve a dinâmica que cada setor da economia possui naturalmente. No caso, o setor de serviços, comércio e indústria.
Ao pensar nessa margem de lucro idealizada, estamos tomando como base a média da margem de lucro que as empresas de cada um destes setores possuem.
Não existe, é claro, uma medida exatamente. Porém, no geral, podemos dizer que:
- Média de margem de lucro no setor de serviços é 20%;
- Média de margem de lucro no setor de comércio é entre 10% a 15%;
- Média de margem de lucro no setor da indústria é entre 6% a 8%.
A razão para a média de margem de lucro da indústria ser menor, é pelo fato de que os seus produtos possuem um valor agregado muito maior e dependem de mais processos.
Já no setor de serviços, em muitos casos as empresas podem começar a faturar logo após o investimento de capital inicial para aquisição de equipamentos.
Por outro lado, vale ressaltar que cada empresa é um caso diferente, inserido em circunstâncias diferentes, o que significa que nem sempre elas se enquadram na média.
A importância de perseguir a margem de lucro ideal
Já dissemos que a margem de lucro ideal é algo que se altera com as condições de cada empresa. Entretanto, ela é um ótimo indicador de desempenho.
Se a sua empresa tiver uma margem de lucro que se aproxima da margem de lucro ideal, por exemplo, isso significa que ela está com um bom desempenho administrativo.
Por outro lado, caso a margem de lucro esteja abaixo da ideal, é imprescindível verificar o motivo. Será uma questão administrativa? Concorrencial? Ou por outro motivo?
Seja qual for a razão, será necessário tomar alguma atitude para melhorar a margem de lucro. Se possível, peça ajuda ao seu contador ou contabilidade.
Gostou de saber sobre a margem de lucro ideal? Então aproveite para colocar o blog da Já Calculei nos seus favoritos. Estamos sempre postando novos conteúdos!