Você já se perguntou como empresas podem enviar dinheiro para o exterior de forma legal? Muitos empresários fazem esse questionamento por uma série de motivos.
Enquanto alguns pensam que serão menos tributados desta forma, o que é um engano, outros estão simplesmente pensando em investir e expandir os seus negócios.
Seja qual for exatamente a motivação por trás da vontade de enviar dinheiro para o exterior por meio de uma empresa, é sobre isso que a Já Calculei irá falar hoje. Vamos lá?
Por que enviar dinheiro para o exterior?
Existem muitos motivos que podem levar uma empresa a querer enviar dinheiro para o exterior. Alguns deles são:
- Diversificar o mercado de atuação;
- Diminuir a dependência do mercado interno no qual a empresa se localiza;
- Buscar melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
- Tornar a marca conhecida internacionalmente;
- Reduzir os custos com o aumento da escala de produção;
- Prolongar o ciclo de vida de um determinado produto;
- Aproveitar de outra forma algum capital excedente ocioso;
- Porque a empresa quer ampliar a visão empresarial e de negócios.
Isso, é claro, se estivermos falando de razões legais e motivos legítimos. Outras empresas com intenções menos corretas podem querer fugir da tributação do país.
O que é uma transferência internacional?
Para enviar dinheiro para o exterior é preciso fazer uma transferência internacional, que se traduz como o ato de enviar dinheiro de uma conta de um país para o outro.
No caso, essas transferências precisam ser fiscalizadas e regulamentadas. Os órgãos que fazem isso aqui no Brasil são:
- CMN (Conselho Monetário Nacional);
- BC (Banco Central).
O motivo da regulamentação e da fiscalização é cuidar para que não sejam cometidos os crimes de sonegação e evasão fiscal.
No caso, que operacionaliza as transferências são empresas especializadas no serviço, como instituições financeiras tradicionais ou mais modernas.
No caso, as instituições mais modernas, as quais é possível achar em maior quantidade, possuem inúmeras vantagens e geralmente são mais baratas.
Diferenças entre enviar dinheiro como empresa e pessoa física
Na realidade, não existe muita diferença operacional entre o envio de dinheiro para o exterior como pessoas física e pessoa jurídica. As diferenças se resumem a duas:
- O atendimento oferecido a empresas pelas plataformas é exclusivo e preferencial, algumas até com vantagens específicas para startups;
- Pode ser cobrada uma incidência de impostos diferente que varia de país para país e também em relação à quantidade de valor transferido.
Vale ressaltar que quanto à questão tributária e fiscal, o ideal é consultar junto a uma contabilidade especializada para verificar qual a melhor forma.
Existe limite de envio de dinheiro como PJ?
Legalmente falando não existe um limite para a quantia de dinheiro que será enviada para o exterior. Por outro lado, um limite é imposto pela empresa que cuida da transferência.
No caso, é necessário também avaliar a condição financeira da empresa que, por sua vez, deve ser apresentada por meio da documentação adequada.
Se você precisa aumentar o seu limite para enviar dinheiro para o exterior, é necessário estar com a declaração de imposto de renda da empresa em dia.
Tarifas para enviar dinheiro para o exterior como PJ
As tarifas cobradas para enviar dinheiro para o exterior como empresa variam de acordo com o serviço ou empresa escolhida para se fazer isso.
No caso, as duas principais soluções do mercado hoje são a Remessa Online e a Wise. Vamos então usar as duas como exemplo.
Tarifas da Remessa Online
A Remessa Online usa o câmbio comercial, sem margem de lucro, sendo que o único custo para as empresas que usam o serviço é a taxa administrativa.
No caso, esse custo administrativo para enviar dinheiro para o exterior é baseado no valor da operação, que varia dentro de uma faixa de valor e também da moeda.
Se usarmos o dólar americano e o euro, teremos a seguintes taxas para os seguintes valores:
- Valores menores que 28 mil reais, custo de 1,99%;
- Valores entre 28 mil e 70 mil reais, entre 1,3% e 1,99%;
- Valores maiores que 70 mil reais, custo de 1,3%.
Não se esqueça também de que existem tarifas externas referentes aos custos do uso do sistema bancário para transferências internacionais, que variam com o valor e a moeda.
Novamente usando o dólar americano e euro de exemplos, temos os seguintes valores e cobranças:
- Valores menores que R$ 8 mil reais: Entre 10 e 79 reais;
- Valores entre 8 mil e 15 mil reais: Custo fixo R$ 10;
- Valores maiores que 15 mil reais: Sem cobrança de tarifa externa.
Tarifas da Wise
Por outro lado, se a empresa quiser usar a Wise para enviar dinheiro para o exterior, é preciso saber que a empresa cobra câmbio comercial, sem valor fixo de taxa de envio.
No caso, a tarifa para executar as operações muda de acordo com os seguintes fatores:
- O valor enviado;
- Origem e destino das remessas;
- Qual é a moeda de envio e de recebimento;
- Forma de pagamento, que pode ser TED ou boleto.
Como realizar o envio de forma legal?
Por fim, para enviar dinheiro para o exterior de forma legal é preciso escolher uma instituição que seja credenciada pelo Banco Central. Qualquer outra estará na ilegalidade.
Em seguida é necessário que se especifique qual é a razão para querer transferir dinheiro para o exterior. Isso é importante para definir a documentação necessária.
Inclusive, considere que na maioria das transações é imprescindível ter um invoice do serviço e também um contrato de prestação de serviço. Claro, declarar os valores recebidos de outros países à Receita Federal é obrigatório.
Vale a pena uma empresa enviar dinheiro para o exterior?
A resposta para essa pergunta depende muito de qual é a intenção da empresa. Se ela for no sentido de explorar novos mercados ou investir, com certeza vale.
Inclusive, não importa se a empresa for pequena. Toda experiência com o mercado externo é válida e pode se transformar em uma grande oportunidade futura.
Por outro lado, se o empresário dono da empresa estiver pensando economizar com impostos, essa pode não ser a melhor forma de fazer isso legalmente falando.
Gostou de saber como uma empresa pode enviar dinheiro para o exterior? Então continue acompanhando o blog da Já Calculei para ficar por dentro de todas as nossas postagens.