Nem todas as empresas conseguem lidar com a concorrência. Na realidade, por falta de estratégia, muitas acabam sucumbindo e fechando as portas.
Por outro lado, existem também aquelas outras empresas que veem na concorrência um incentivo para melhorarem cada vez mais e prestarem um serviço cada vez melhor.
Qual é o seu tipo de empresa? Aquela que perde para a concorrência ou que se supera? Pensando nisso, a Já Calculei decidiu falar sobre como lidar com a concorrência.
Você conhece a sua concorrência?
A primeira coisa que você deve se perguntar a respeito de como lidar com a concorrência é se de fato você conhece essa concorrência. Com quem você está lidando?
Dependendo do ramo da sua empresa, podemos estar falando de outras empresas pequenas de bairro, ou até mesmo de grandes conglomerados.
Por exemplo, um minimercado compete com outros minimercados, mas também com grandes redes de supermercados, e cada concorrente apresenta suas dificuldades.
Considere, por exemplo, que a estratégia que se usa para competir com concorrentes do seu nível é diferente daquela usada para competir com quem tem mais recursos.
Outros pontos que também devem ser analisados são:
- A distância que os outros concorrentes se encontram da sua empresa;
- Se os seus produtos ou serviços são melhores ou não;
- Se o valor cobrado é competitivo;
- A quantidade de empresas que estão concorrendo pelo mesmo público.
Você conhece o seu cliente de verdade?
Apesar de ser fundamental saber com quem estamos competindo, para poder lidar com a concorrência de fato, é imprescindível conhecer o seu cliente.
Isso é importante porque nem sempre o cliente que compra na sua empresa é o mesmo que compraria na empresa vizinha e vice-versa. Mesmo se os produtos forem similares.
Há também o fato de que um cliente pode apresentar múltiplas características que o tornam um ser bastante complexo. Não à toa existem os conceitos de “público-alvo” e “persona”.
Enquanto o público-alvo trata-se de uma definição mais ampla das pessoas que poderiam se interessar por um produto ou serviço, a persona já é algo mais específico.
A maioria das empresas, ainda mais as pequenas, não conhecem muito bem quem é o seu público-alvo, e sabem menos ainda quem seria a sua persona.
Pode ser interessante para uma empresa pequena que quer lidar com a concorrência, buscar ajuda de alguma agência de marketing para definir bem essas informações.
3 dicas práticas para lidar com a concorrência
Para facilitar as coisas, veja estas 3 dicas para com a concorrência.
1. Não brigue por preço
Para lidar com a concorrência e conquistar melhores resultados, é essencial que não se brigue por preço. Quem briga por preço, sempre termina ganhando menos.
Porque, por mais que as pessoas busquem sempre economizar, existe um limite o qual elas estão dispostas a se submeter simplesmente para gastarem menos.
Em outras palavras, se a qualidade do produto ou serviço for muito ruim, não adianta preço acessível. Haverá uma migração para o próximo produto um pouco melhor e mais caro.
Essa dica é fundamental, em especial, quando existe muita concorrência dentro de um setor. Se todos só buscarem o menor preço, a maioria das empresas virá à falência.
2. Não venda um produto, venda uma experiência
Para lidar com a concorrência, não venda um produto ou serviço, venda uma experiência única. Para muitos, pode parecer apenas marketing, mas há muito mais envolvido.
Algo que mudou muito nos últimos anos com a tecnologia e a concorrência, é o fato de que as pessoas já não querem mais ser tratadas apenas como consumidoras.
Quem busca um produto ou serviço, também quer um bom atendimento, qualidade e ter certeza de que a sua compra vai lhe proporcionar satisfação.
Em outras palavras, a experiência do consumidor conta muito, e ela começa na compra e vai até o pós-compra. O que inclui assistência técnica, suporte e pós-venda.
Agora considere que a maior parte das empresas não foca em proporcionar uma boa experiência ao seu cliente, o que significa que aquela que o faz, sai muito à frente.
3. Não tente enganar o seu cliente
Algo que também deve ser levado muito a sério na hora de lidar com a concorrência, é jamais tentar enganar o cliente com promessas que não podem ser cumpridas.
Não diga que o seu produto faz algo que ele não faz, ou que ele é melhor do que ele realmente é. Também não diga que o serviço serve para algo que ele não serve.
O cliente mediano está cada vez menos tolerante a mentiras ou falsas promessas. Se o seu produto ou serviço promete algo, então é melhor que ele consiga cumprir.
Se isso não acontecer, você não só terá um cliente decepcionado, mas também alguém completamente disposto a falar mal da sua empresa, gerando um péssimo boca a boca.
O boca a boca não pode ser subestimado, haja visto que as pessoas confiam muito mais na opinião de outras pessoas do que no que dizem as propagandas.
A maior parte das empresas não têm pós-venda
Por fim, você sabe que a maior parte das empresas não têm pós-venda? Acredite, isso pode ser a chave para lidar com a concorrência e conquistar melhores resultados.
Se a sua empresa não possui uma estratégia de pós-venda definida, considere a sua implementação o quanto antes. Algumas ideias que podem ajudar:
- Suporte ao cliente: Esteja disposto a ajudar o cliente em todas as suas dúvidas após a venda, e não demore;
- Follow-up: Significa querer saber se o cliente tem alguma dúvida sobre o produto ou se ele está satisfeito, independente de ser uma venda nova ou antiga;
- Pesquisa de satisfação: Estas pesquisas podem ser feitas por e-mail ou por redes sociais, e devem ser usadas para balizar as ações da empresa;
- Conteúdo personalizado: Uma vez que uma pessoa se torne cliente, você pode continuar alimentando ela com conteúdo personalizado;
- Programas de fidelidade: Muitas empresas não entendem o poder que um programa de fidelidade pode ter, compensando clientes mais fiéis.
Certamente que existem outras formas de se investir no pós-venda, mas tudo irá depender do segmento da empresa.
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