O mundo digital é um espaço de grandes oportunidades ao mesmo tempo que também pode se tratar de um lugar muito competitivo e confuso para quem quer empreender.
Empresas mais tradicionais que surgiram ainda no mundo analógico podem se ver um pouco perdidas a respeito do que elas podem fazer para se adaptar.
Pensando nisso, hoje a Já Calculei decidiu escrever um pouco sobre o que pode ser feito para alinhar a sua empresa no mundo digital de forma mais eficiente e segura. Vamos lá?
Analise a estrutura operacional da sua empresa
Para começar a se adaptar ao mundo digital, a primeira coisa que deve ser feita é observar a estrutura operacional da empresa para identificar quais são suas necessidades.
Quando uma empresa é oriunda do mundo analógico, muitos dos seus processos podem ser ainda analógicos também, o que é incompatível com um mundo informatizado.
Por isso, é preciso verificar todos os processos desatualizados e ver o que pode começar a ser modificado com maior velocidade, e isso pode incluir uma série de mudanças.
Comece a integrar tecnologia aos processos produtivos
Independente do ramo da empresa, você pode ter certeza que existe algum software que é capaz de acelerar ou automatizar algum processo produtivo ou administrativo que ela tenha.
Muitos desses programas, que em muitos casos são até mesmo aplicativos de celular, podem ser adquiridos por valores baixos ou até mesmo de forma gratuita.
A questão é que, o retorno que eles entregam compensa em muito o seu custo, podendo ser fundamentais, inclusive, para tornar a empresa muito mais eficiente.
Essa eficiência toda, no entanto, pode estar acompanhada de uma mudança substancial na forma como os funcionários trabalham, que precisarão ser modificados de forma urgente.
Estude como os consumidores se comportam hoje
O que o mundo digital também transformou foi a forma como os consumidores atuam ao buscar por produtos ou serviços. Eles já não aceitam mais qualquer coisa como antes.
Na realidade, algumas características do consumidor moderno devem ser muito bem observadas e levadas em consideração por qualquer negócio. Veja algumas delas:
- Altamente informado pela internet e sempre buscando soluções gratuitas pela internet;
- Não aceita mais ser mal atendido ou tratado como apenas mais um, buscando pelas experiências;
- Pertence a vários grupos que o influenciam e modificam os seus hábitos de compra constantemente;
- Estão cada vez mais interessados em fazer compras online em e-commerces e optam por receber produtos em casa.
Transforme a cultura da sua empresa
Com mudanças tão grandes acontecendo no mundo todos os dias, tornando tudo mais rápido e digitalizado, a verdade é que não basta apenas mudar os processos.
Se atualizar com equipamentos e programas é importante, mas a empresa também precisa mudar a sua forma de pensar e agir, ou seja, ela deve adaptar sua cultura ao mundo digital.
Quando falamos da cultura de uma empresa, estamos falando sobre a forma como todos os colaboradores se relacionam entre si e também com os clientes atendidos.
Proporcionar essa transformação pode ser a etapa mais difícil de todas, pois sempre haverá aqueles que são resistentes a mudanças e que, infelizmente, precisam ser descartados.
Inclusive, a modificação da cultura empresarial pode ser melhor alcançada com o auxílio de outra empresa especializada nisso.
1. Colaboradores
Os colaboradores, ou simplesmente funcionários, precisam se adaptar ao mundo digital sendo capazes de saber manusear novas ferramentas e lidar com outras demandas.
Isso, por um lado, muda a forma como eles trabalham e também como eles veem o trabalho, aumentando suas responsabilidades ou as modificando completamente.
Pode ser interessante e mais fácil trabalhar com pessoas de mente mais arejada e jovem, que esteja disposta a aceitar mudanças e se esforce para aprender coisas novas.
2. Líderes, gerentes e administradores
Não basta apenas cobrar uma mudança dos colaboradores. O exemplo precisa vir de cima. Os líderes, administradores e gerentes também precisam se atualizar.
No caso, eles precisam desenvolver uma mente que esteja preparada para lidar com novas demandas mais imediatistas ou complexas a serem resolvidas.
Por outro lado, dada a sua posição de liderança, eles também devem ser os promotores de mudanças e estarem sempre antenados com as novidades do mundo digital.
3. Clientes
Então existem os clientes. Muitas clientes vão apreciar as mudanças, outros, no entanto, vão querer que as coisas continuem do jeito que sempre foram, mesmo se forem piores.
Muitas vezes será necessário ensinar a esses clientes a fazerem uso de novas ferramentas que não só facilitam o trabalho da empresa, mas a vida deles também.
Por outro lado, nem todos os clientes aceitarão mudanças. No caso, será necessário ou se desfazer deles, ou ter muita paciência para mantê-los como exceção nesse mundo digital.
Crie metas e objetivos a serem alcançados
Lembre-se que toda mudança gera resistências naturais. Considere isso para evitar frustrações. Por outro lado, isso não significa que as coisas devam ser deixadas à sorte.
Se propor a mudar as coisas, porém de forma vaga e sem um planejamento, pode acabar gerando muita frustração e ineficiência quanto às ditas mudanças.
Por isso que o certo a ser feito quando se pretende alinhar a sua empresa ao mundo digital, é estabelecer metas e objetivos muito bem definidos de como e quando fazer isso.
Considere que os objetivos são os resultados finais que se quer alcançar. Um exemplo é fazer com que 95% dos clientes da empresa façam uso de um aplicativo novo.
As metas, por outro lado, são pequenas conquistas. No caso, com aquele objetivo em mente, a meta é converter pelo menos 5 clientes ao mês para o uso do aplicativo.
Esteja presente e atuante na internet
Por fim, se estamos falando sobre o alinhamento de empresas ao mundo digital, não podemos nos esquecer do marketing digital. Afinal, as empresas precisam ser conhecidas.
No caso, o básico que toda empresa deve fazer é:
- Criar uma estratégia de conteúdo nas redes sociais, de preferência Facebook e Instagram;
- Investir em um site próprio que seja responsivo com smartphones, seguro, rápido e com bom design;
- Investir em tráfego pago para atingir o máximo possível de pessoas com o menor investimento.
Seguindo essas recomendações, em pouco tempo a empresa pode ver um crescimento muito expressivo na sua procura e alcance.
Aprendeu mais sobre como alinhar sua empresa ao mundo digital? Então aproveite para acompanhar o blog da Já Calculei, estamos sempre postando novos conteúdos.