Você sabe o que são Metas SMART, como elas funcionam e como podem ser úteis para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio?
A utilização e o acompanhamento de metas é um dos segredos dos negócios e empresários de sucesso, pois melhoram o nível de assertividade das decisões e apontam o caminho que precisa ser trilhado.
No entanto, muito embora saibam disso, existem muitos empresários que não sabem como implantar e fazer uso de metas nos seus negócios.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade preparou um conteúdo completo sobre as metas SMART, um tipo de meta que pode ser muito interessante para que você consiga gerenciar melhor os negócios da sua empresa.
O que são metas SMART?
SMART é uma sigla, onde cada letra representa uma característica que esse tipo de meta possui, conforme apresentado abaixo:
- Específico (Specific);
- Mensurável (Measurable);
- Alcançável (Achievable);
- Relevante (Relevant);
- Temporal (Time-Bound).
Sendo assim, podemos concluir que uma Meta SMART precisa atender cinco requisitos:
- Ser específica, ou seja, ter um objetivo claro;
- Ser mensurável, ou seja, é preciso ter meios para medir o seu cumprimento;
- Ser tangível, ou seja, precisa ser realmente viável e não uma utopia;
- Ser relevante, ou seja, a meta precisa fazer sentido para os negócios da empresa;
- Ser temporal, ou seja, a meta precisa ter um prazo para ser cumprida.
Veja um exemplo prático de Meta SMART: Abrir 5 novas filiais até 2025.
Ao fazer uso dos princípios listados acima, você perceberá que criar e estabelecer metas tangíveis para sua empresa ou mesmo na sua vida pessoal, pode ser muito mais fácil do que se imagina.
Quem criou a Meta SMART?
A Meta SMART foi idealizada por George Doran, que em 1991 escreveu o artigo: There’s a S.M.A.R.T Way to Write Management’s Goals and Objectives.
Em tradução livre para o português, temos o seguinte significado: “Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração.”
Na época George Doran era consultor e ex-diretor de Planejamento Corporativo da Washington Water Power Company.
Entendendo em detalhes a Meta SMART
Agora que você já conhece o conceito básico por trás das metas SMART e o seu idealizador, é hora de conferir com maior nível de detalhamento e informações, cada item que compõem a sigla.
Basicamente, o método SMART é uma forma eficiente para estabelecer metas, funcionando como uma espécie de checklist com pré-requisitos que precisam ser obrigatoriamente considerados.
Específico (Specific)
Para que as pessoas e organizações consigam alcançar o que está sendo proposto por uma meta, é necessário que ela seja clara o bastante para todas as partes envolvidas, ou seja, é fundamental que a meta seja específica e direta.
Não seria relevante, por exemplo, criar uma meta do tipo “aumentar as vendas”. Observe que essa meta não é específica, pois teoricamente, qualquer aumento nas vendas, por menor que seja, seria o suficiente para considerá-la cumprida.
Para garantir que a sua meta seja específica, veja se é possível responder às seguintes perguntas:
- O que eu desejo alcançar com essa meta?
- Quais serão os responsáveis por ela?
- Onde e como ela será realizada?
Um exemplo de meta específica relacionada a vendas, seria: aumentar o volume de vendas em 25% até o final do ano.
Mensurável (Measurable)
Precisamos reconhecer que não faz muito sentido criar uma meta sem contar com alguma ferramenta que nos permita medi-la e verificar o seu cumprimento ou descumprimento, não é mesmo?
Imagine, por exemplo, que o seu objetivo é aumentar a satisfação dos clientes com a sua marca. No entanto, antes mesmo de colocar essa meta em prática, você precisaria elaborar uma pesquisa de satisfação.
Basicamente, você precisa saber onde está atualmente e onde precisa chegar. Veja um exemplo:
- Resultado da pesquisa de satisfação 2022: 75%
- Meta de satisfação para 2023: 90%
Observe que aqui você tem um parâmetro claro, ou seja, após colocar em prática as estratégias para alcançar a meta, será possível realizar uma medição (neste caso através de uma nova pesquisa) e verificar se ela foi alcançada ou não.
Alcançável (Achievable)
Quando o assunto são metas SMART, outro ponto muito importante é que elas possam ser consideradas tangíveis e não uma coisa completamente fora da realidade, pois caso contrário, o seu idealizador estará enganando-se a si mesmo, gerando frustração.
Imagine, por exemplo, que o seu objetivo seja aumentar em 1000% o volume de vendas dentro de 6 meses. Será que essa meta não pode ser considerada muito audaciosa?
Não basta apenas desenhar uma meta, é preciso que ela seja tangível, ou seja, possa ser alcançada na prática. Para isso, antes de traçar uma meta, observe o histórico e o cenário onde ela está inserida para idealizar algo desafiador, mas ao mesmo tempo possível.
Relevante (Relevant)
Para que cumpram o seu objetivo final, as metas também precisam ser relevantes, ou seja, de fato contribuir para a melhoria de algum aspecto dentro da empresa.
São exemplos de metas que podemos julgar relevantes:
- Metas que resultam no aumento do faturamento e da lucratividade;
- Metas que resultam no aumento do ticket médio;
- Metas que resultam no crescimento do índice de satisfação dos clientes.
Temporal (Time-Bound)
Por fim, mas não menos importante, para que cumpra os seus objetivos e faça sentido, as metas precisam ser temporais, ou seja, precisam de um prazo específico para que possam ser mensuradas.
Não faz muito sentido criar uma meta do tipo aumentar as vendas em 20%, sem estabelecer um prazo. Afinal, seus colaboradores se perguntariam: “até quando devemos alcançar essa meta?”
Além de ser um item importante para mensuração da meta, o prazo é fundamental para que tenhamos uma motivação para alcançar aquilo que está sendo proposto.
Diante disso, veja um exemplo de meta SMART: “aumentar as vendas em 20% até 2023.”
Conte com a Já Calculei
Gostou das dicas que você acabou de conferir neste conteúdo? Então aproveite para salvar o nosso blog nos favoritos e conferir outros artigos.
A Já Calculei é uma contabilidade moderna, online e descomplicada, que atende todo o país e oferece, abertura de empresa e troca de contabilidade grátis!
Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!