Se você chegou até aqui em busca de informações sobre como ser PJ, vai encontrar um guia definitivo, tirar todas as suas dúvidas e os seus planos do papel.
Sabemos que trabalhar com carteira assinada até pode oferecer certa segurança, mas para aqueles que possuem aspirações e pretendem alcançar patamares maiores de qualidade de vida, realização profissional e financeira, o empreendedorismo é o melhor caminho.
Você se identifica com esse tipo de pensamento e acredita que pode alçar voos maiores, como PJ, empreendedor e dono do próprio negócio? Então continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O mercado de prestação de serviços PJ
Se até alguns anos atrás, pensar em trocar a CLT por outra modalidade de trabalho era uma utopia, para as novas gerações, essa tem se tornado uma realidade cada vez mais forte.
Atualmente, boa parte dos profissionais que atuam em carreiras cuja perspectiva de remuneração são maiores, demonstram interesse em abrir um CNPJ para pagar menos impostos e conseguir mais oportunidades de trabalho.
Por outro lado, muitas empresas também estão aderindo a tendência e preferindo contratar profissionais que atuam como PJ, pois desta forma, conseguem obter uma boa economia com tributos, benefícios e encargos trabalhistas em geral.
Contratar profissionais PJ, é uma realidade para empresas de TI, construtoras, escritórios de advocacia, agências de marketing e publicidade, clínicas médicas e odontológicas.
Diante disso, dentre os profissionais que encontram mais oportunidades como PJ, podemos destacar:
- Profissionais de TI;
- Engenheiros;
- Arquitetos;
- Advogados;
- Médicos;
- Dentistas;
- Profissionais de marketing.
Neste modelo, podemos afirmar que ganham ambas as partes, pois além da economia de impostos que contratante e contratado podem obter, é possível negociar com maior flexibilidade, jornadas de trabalho, períodos de férias e em muitos casos, o trabalho remoto.
Vantagens de trabalhar como PJ
Quando o assunto é como ser PJ, não podemos deixar de destacar sobre os principais benefícios para quem decide abandonar a rigidez da CLT em busca de uma modalidade mais flexível de trabalho.
Possibilidade de trabalhar para várias empresas: Como prestador de serviços PJ, você não precisa se limitar a trabalhar para uma única empresa, mas pode conciliar horário e agenda para trabalhar para diversos clientes.
Desta forma, você pode ganhar mais, conhecer mais pessoas, fazer networking e construir uma jornada de trabalho muito mais dinâmica e interessante.
Maior flexibilidade: Normalmente, os contratos de trabalho PJ possuem horários flexíveis e o profissional tem certa autonomia para organizar sua agenda. Além disso, deixa de existir uma relação de hierarquia e passa a existir uma relação de negócios.
Recentemente, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias, concluiu que:
- 81% dos trabalhadores gostariam de ter maior liberdade com relação ao local das atividades;
- 73% gostariam de flexibilizar o horário de trabalho;
- 67% trabalharia mais horas por dia em troca de folgas;
- 64% reduziria o horário de almoço para sair mais cedo;
- 60% gostaria de dividir as férias em mais de dois períodos.
Remuneração maior: Via de regra, quem decide abrir um CNPJ e prestar serviços como pessoa jurídica tem acesso a uma remuneração maior. Isso acontece, pois:
- Os contratantes ficam livres de encargos trabalhistas e podem oferecer uma remuneração maior;
- Os profissionais PJ são livres para negociar diretamente suas remunerações e precificar seus serviços;
- Os contratantes efetuam o pagamento do valor combinado, livre de descontos como INSS e IRPF.
Na prática, são essas e outras vantagens que estão incentivando um número cada vez maior de pessoas a buscar na internet e em outros canais, informações sobre como ser PJ.
Como ser PJ: Passo a Passo
Após conhecer as principais vantagens de ser PJ, é hora de conferir um passo a passo para abrir o próprio CNPJ e migrar de modalidade de trabalho.
1.Contrate um contador
Para ser PJ, você precisará contratar um contador que possa esclarecer suas dúvidas, cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa e fazer sua contabilidade mensal.
Sim. Como pessoa jurídica, você será visto como uma pequena empresa e terá algumas obrigações e responsabilidades para cumprir perante o fisco, e o contador pode ajudar nisso.
Mas, não se preocupe, os custos com o contador, não precisam ser elevados, aqui na Já Calculei, por exemplo, você encontra:
- Abertura de empresa gratuita;
- Mensalidades a partir de R$ 99,00.
2.Defina qual tipo de atividade exercer
Também será necessário definir qual tipo de atividade será exercida e identificar o código CNAE mais apropriado para a sua empresa.
Dentre outras coisas, este código será o responsável por dizer se você pode ser MEI, optante pelo Simples Nacional e quais serão suas alíquotas de impostos.
3.Defina qual a natureza jurídica da empresa
Quando vamos abrir uma empresa, é preciso definir uma natureza jurídica, ou seja, um modelo de constituição. Existem várias opções, incluindo:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples.
4.Escolha um regime tributário
Com a orientação do contador, você também precisará escolher um regime tributário para a sua empresa, dentre eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Nosso time de contadores pode ajudar você a montar um planejamento tributário e escolher o regime mais econômico para suas atividades.
5.Separe os documentos necessários
Na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua empresa, incluindo:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.
6.Aguarde a emissão dos documentos da empresa
Por fim, basta aguardar a emissão dos documentos da empresa, o que normalmente inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Preparo para ser PJ, conquistar mais autonomia e embarcar em uma jornada própria de realização profissional?
Se a sua resposta foi “Sim” e você está certo (a) de que esta é a melhor opção para sua carreira profissional e objetivos de vida, conte conosco!