Não restam dúvidas, um dos maiores desafios enfrentados por parte dos empreendedores que sonham em montar o próprio negócio, reside em conseguir capital para abrir empresa e tirar os planos do papel.
No entanto, em meio a este cenário desafiador, a boa notícia é que existem diferentes fontes e alternativas para levantar o capital inicial necessário para montar um negócio.
Neste conteúdo, por exemplo, vamos listar uma série de opções e alternativas para ajudar você a obter os recursos necessários para colocar os seus planos e ideias em prática.
Deseja saber mais e conseguir capital para abrir a sua empresa? Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é Capital Inicial?
Capital inicial é o montante de recursos financeiros que um empreendedor precisa para transformar uma ideia em realidade, ou seja, para tirar os seus planos do papel.
Na prática, independente do tipo de negócio que se pretende montar, algum valor em capital inicial será necessário, seja um valor mínimo ou um aporte considerável.
Este valor pode ser empregado através de recursos e investimentos próprios do empreendedor ou então com a ajuda de terceiros, como instituições de crédito, sócios e investidores.
No próximo tópico, apresentaremos algumas opções para ajudar você que deseja conseguir capital para abrir empresa, mas ainda não sabe como ou onde.
Dicas para conseguir capital para abrir empresa
Com uma boa ideia de negócio e uma dose de determinação, a falta de recursos financeiros não será impeditivo para que você tire os seus planos do papel e monte o próprio negócio.
Para saber mais, confira com atenção as dicas que preparamos para você neste tópico e estude qual é a opção mais viável para o seu negócio.
1.Encontre um sócio
Se você tem uma ideia de negócio, mas não possui todo o capital que precisa para abrir empresa, porque não ir em busca de um sócio, ou seja, alguém que possa dividir custos com você ou simplesmente, comprar a sua ideia e entrar como um sócio investidor no negócio.
Em troca do valor investido, você pode negociar uma parcela da empresa com o seu sócio, que pode ser de 50% do negócio ou não, a depender do aporte financeiro e dos termos negociados entre as partes.
Por sinal, além de investir recursos, um sócio pode ajudar você a escalar o seu negócio mais rápido, dividir ideias e responsabilidades, bem como, tomar decisões importantes.
Sendo assim, se você não sabe como conseguir capital para abrir empresa, não tenha dúvidas, encontrar um bom sócio, pode ser uma opção interessante.
2.Contrate um crédito com garantias
Certamente, não é recomendável que você utilize recursos do seu cheque especial ou outras linhas de crédito com juros abusivos para montar o seu negócio. No entanto, a contratação de linhas de crédito com algum tipo de garantia associada pode ser interessante.
Os empréstimos e financiamentos, onde as instituições financeiras contam com algum tipo de garantia, costumam contar com taxas de juros reduzidas e, portanto, podem ser uma opção interessante para quem até então, não sabe como conseguir capital para abrir empresa.
Estamos falando do crédito consignado, aquele com desconto em folha de pagamento ou mesmo dos empréstimos com garantias de bens, como carros e imóveis.
Se você possui uma fonte de renda fixa, pode obter um consignado e se possui bens que possa dar em garantia, também pode ter acesso a boas linhas de crédito.
3.Encontre um investidor anjo
Você já ouviu falar em investidor anjo? A Lei Complementar 155/2016 regulamentou a ação dos investidores-anjos, que por sua vez, são pessoas físicas dispostas a empregar recursos para alavancar uma boa ideia de negócio.
Em contrapartida ao investimento realizado, o investidor anjo fica com uma parcela do negócio, e por consequência dos seus lucros futuros e resultados. Esse percentual é variável e dependerá do que for acordado entre as partes.
Para encontrar investidores que possam ter interesse em colocar dinheiro no seu negócio, acesse o site Anjos do Brasil.
Bom, após conferir algumas alternativas para conseguir capital para abrir empresa, é hora de descobrir o que é necessário para tirar os seus planos do papel e montar o seu negócio.
Para ajudar você, preparamos no próximo tópico, um passo a passo com tudo o que você precisa saber para abrir a sua empresa.
Como abrir uma empresa [Passo a Passo]
Não tenha dúvidas, conseguir capital para abrir empresa junto a sócios, investidores e instituições bancárias é possível e até mesmo, bem mais comum do que a maior parte das pessoas imagina.
Dito isso, vamos ao passo a passo que vai orientar e ajudar você a tirar os seus planos do papel e concretizar o sonho de ter o próprio negócio.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Quando o objetivo é abrir uma empresa, a primeira coisa que todo empreendedor precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade.
O contador é um profissional que está preparado para esclarecer dúvidas importantes dos empreendedores, auxiliar na tomada de decisões importantes e cuidar de todos os trâmites legais que a abertura de um negócio exige.
Isso sem falar no trabalho diário do contador para manter as empresas dos seus clientes em dia com o fisco.
Ainda não contratou uma contabilidade? Não se preocupe, a Já Calculei pode ajudar você e abrir a sua empresa gratuitamente.
2.Separe os documentos para abertura de empresa
Logo após contratar um serviço de contabilidade, você precisará separar os documentos para abertura da sua empresa, o que pode incluir:
- RG e CPF;
- Carnê de IPTU do local que a empresa estabelecerá as atividades;
- Imposto de Renda ou Título de Eleitor;
- Certidão de casamento (se casado);
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário.
3.Aguarde o registro e abertura da empresa
Por fim, a contabilidade se encarregará de providenciar toda a documentação da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Deseja saber mais e abrir a sua empresa gratuitamente? Clique aqui e entre em contato conosco.