Como abrir uma empresa em Belo Horizonte? Se você chegou até aqui em busca deste tipo de informação, saiba que você está perto de concretizar uma excelente decisão.
A cidade de Belo Horizonte está situada na região sudeste do Brasil, sendo considerada a capital do estado de Minas Gerais, um dos mais importantes para a economia do país.
Com uma área de aproximadamente 331 km², Belo Horizonte conta com mais de 2,5 milhões de habitantes e detém o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) dentre as cidades brasileiras, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A cidade é considerada um dos centros financeiros do país, concentrando suas atividades principalmente no setor terciário, com destaque para o comércio, serviços financeiros e atividades imobiliárias.
Diante de tudo isso, não restam dúvidas, Belo Horizonte é um excelente lugar para quem deseja empreender e montar o próprio negócio!
Por sinal, foi pensando nisso que decidimos preparar um passo a passo completo, com tudo o que você precisa saber quando o assunto é como abrir empresa em Belo Horizonte.
Sendo assim, convidamos você que deseja saber mais, para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.
Quanto tempo leva para abrir empresa em Belo Horizonte
Belo Horizonte é uma das capitais mais desenvolvidas do país, e em razão disso, se destaca entre uma das cidades onde o processo para abertura de empresas costuma ocorrer com maior celeridade.
Em média, o tempo necessário para abrir empresa em Belo Horizonte, varia entre 5 a 10 dias, salvo algumas exceções.
No entanto, para garantir toda essa agilidade, o ideal é que o empreendedor conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade online.
Quais os documentos para abrir empresa em Belo Horizonte
Os documentos necessários para abrir empresa em Belo Horizonte podem variar em função do tipo de atividade que será desenvolvida pela empresa.
No entanto, como regra geral, quem pretende abrir uma empresa na cidade, precisa separar os seguintes documentos:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
Em caso de dúvidas com qualquer um dos documentos da lista acima, não se preocupe, pois, o serviço de contabilidade poderá orientar você, fornecendo toda a assessoria necessária.
Quanto custa para abrir empresa em Belo Horizonte
O custo para abrir empresa em Belo Horizonte varia em função do tipo de atividade que será desenvolvida e do porte do empreendimento que se deseja montar.
Em relação ao aspecto de legalização, os custos para abertura da sua empresa serão os seguintes:
- Honorários da Contabilidade;
- Taxa da Junta Comercial;
- Aquisição do certificado digital.
No entanto, a boa notícia para você que chegou até aqui, é que a Já Calculei Contabilidade oferece abertura de empresa gratuita.
Nada melhor que começar o negócio com o pé direito e já garantindo uma boa e importante economia, não é mesmo?
Como abrir empresa em Belo Horizonte [Passo a Passo]
Uma vez que foram esclarecidas as principais dúvidas relacionadas ao assunto, é hora de avançarmos para o nosso passo a passo completo sobre como abrir empresa em Belo Horizonte.
Neste tópico, você poderá conferir em detalhes, quais são os trâmites para abertura de empresas em BH de forma simples e descomplicada.
1.Contrate uma contabilidade e reúna os documentos
Para abrir empresa em Belo Horizonte, você precisará contratar um serviço de contabilidade e além disso, separar os documentos que já listamos neste conteúdo.
Além de esclarecer todas as suas dúvidas, a contabilidade cuidará de todos os trâmites para abertura da empresa e também para manutenção das suas obrigações perante o fisco.
Dentre as atribuições da contabilidade, podemos destacar:
- Abertura e legalização de empresas;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo do pró-labore e da folha de pagamento;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Elaboração do balanço contábil;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Dentre outras atividades importantes.
2.Escolha o regime tributário e a natureza jurídica da empresa
Após contratar o serviço de contabilidade e entregar ao contador, a documentação necessária para abertura da sua empresa, será preciso escolher um regime tributário e uma natureza jurídica para o seu negócio.
Para não cometer erros e tomar as melhores decisões possíveis, o ideal é contar com o apoio e a orientação do contador durante esta etapa.
Com relação ao regime tributário, temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, com relação a natureza jurídica (modelo de constituição da empresa), temos as seguintes opções:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima S.A.
3.Registro da empresa na Junta Comercial
Na sequência, a contabilidade iniciará os trâmites propriamente ditos para abertura e legalização da empresa, começando pelo seu registro na Junta Comercial.
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório responsável por registrar os atos de abertura, alteração contratual e encerramento de empresas.
4.Emissão do CNPJ
Dando sequência ao passo a passo para abrir empresa em Belo Horizonte, a contabilidade providenciará a emissão do CNPJ.
O CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é um documento obrigatório para todas as empresas, cuja emissão é de responsabilidade da Receita Federal do Brasil.
5.Emissão das Inscrições e do Alvará de Funcionamento
Por fim, a contabilidade precisará providenciar a emissão dos seguintes documentos:
- Inscrição Municipal;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Quando tudo estiver em ordem, a empresa estará apta e devidamente legalizada para entrar em funcionamento e desenvolver normalmente suas atividades.
Pensando em abrir empresa em Belo Horizonte? Se a sua resposta foi “Sim”, conte com o apoio e a assessoria da Já Calculei Contabilidade.
Aqui na Já Calculei a abertura da empresa é gratuita e sem qualquer complicação. Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais!