Como fazer meu CNPJ? Dúvidas deste tipo são muito comuns entre aqueles que pensam em empreender e montar o próprio negócio.
Por sinal, se você chegou até este conteúdo, é muito provável que você também esteja com este tipo de dúvida. Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade preparou um material completo sobre a abertura de CNPJs.
Aqui, você vai conferir um passo a passo completo para abertura de CNPJ e poderá esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas.
Para saber mais, aprender muito e tirar os seus planos do papel, conquistando o seu CNPJ, continue conosco e confira este artigo até o final.
O que é CNPJ?
CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, um documento que é composto por 14 dígitos numéricos e que reúne uma série de informações sobre as empresas e demais tipos de pessoas jurídicas instaladas aqui no Brasil.
Dentre as informações presentes no CNPJ, podemos destacar:
- Razão Social;
- Nome Fantasia;
- Endereço;
- Atividades Desenvolvidas (CNAE);
- Status do Documento;
- Porte da Empresa;
- Dados de Contato.
A emissão do CNPJ é de responsabilidade da Receita Federal, mediante solicitação da parte interessada ou do seu contador.
Como fazer meu CNPJ [Passo a Passo]
Agora que você já sabe o que é CNPJ, vamos apresentar um passo a passo completo com todas as etapas necessárias para conquistar este importante documento.
A princípio, pode parecer que são muitas etapas, mas não se preocupe, pois, a maior parte delas estará sob a responsabilidade do seu contador.
Por sinal, é exatamente por isso, que quando o assunto é como fazer meu CNPJ, a contratação de uma contabilidade precisa ser o seu primeiro passo.
1.Contrate uma contabilidade
Se o seu objetivo é fazer um CNPJ, iniciar as atividades do seu negócio e manter suas obrigações em dia com o fisco, o profissional de contabilidade será o seu melhor amigo.
O contador irá esclarecer todas as suas dúvidas, cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa e também das suas obrigações perante o fisco, incluindo:
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Elaboração do Balanço Contábil e DRE;
- Registro de admissão, demissão e afastamento de funcionários;
- Dentre outras atividades importantes.
2.Separe os documentos para fazer seu CNPJ
Na sequência do nosso passo a passo sobre como fazer meu CNPJ, você precisará separar alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado);
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.
Por sua vez, além dos itens acima, precisará preparar um Contrato Social para constituição da sua empresa e seu respectivo registro em cartório.
Com relação ao contrato social, será preciso reunir as seguintes informações:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outras informações importantes.
Se durante esta etapa você ficar com alguma dúvida, não se preocupe, pois, o nosso time de contadores pode orientar você.
3.Regime tributário, natureza jurídica e CNAE
Quando o assunto é como fazer meu CNPJ, outro passo muito importante diz respeito a escolha do regime tributário, da natureza jurídica e do CNAE.
Estas escolhas serão as primeiras decisões que você precisará tomar na condição de empreendedor, claro que com a assessoria de um contador.
A escolha do regime tributário, da natureza jurídica e do CNAE será fundamental não só para a legalização da sua empresa, mas para outros fatores, como por exemplo, o valor que será pago de impostos.
Quanto ao regime tributário, temos três opções:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Por sua vez, quando a natureza jurídica, temos as seguintes opções:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A.
Por fim, temos o CNAE, que nada mais é que a classificação da sua empresa quanto às atividades que a mesma desenvolverá.
A tabela CNAE é mantida pelo IBGE e, ao todo, possui mais de 1.300 atividades catalogadas, basta escolher aquelas que são compatíveis com o seu negócio.
Vale destacar que para evitar escolhas equivocadas e problemas com o fisco, o apoio de um contador é fundamental.
4.Registro na Junta Comercial e emissão do CNPJ
Após a etapa anterior, a contabilidade iniciará os trâmites para abertura e legalização da empresa perante os órgãos públicos, começando pelo registro na Junta Comercial.
A Junta Comercial é uma espécie de cartório que recebe e registra os pedidos para abertura de pessoas jurídicas.
Por sua vez, além de providenciar este importante registro, a contabilidade também cuidará da emissão do CNPJ, junto à Receita Federal.
5.Inscrição Estadual e Inscrição Municipal
Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como fazer meu CNPJ, a contabilidade precisará providenciar a emissão de dois documentos muito importantes:
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal.
Dentre os documentos listados acima, a Inscrição Estadual deve ser solicitada na Secretaria Estadual de Fazenda, enquanto que a emissão da Inscrição Municipal é uma responsabilidade da Prefeitura.
O primeiro documento, é obrigatório para contribuintes de ICMS e o segundo, para empresas que precisam recolher o ISS.
6.Liberação do Alvará de Funcionamento
Por fim, para fechar com chave de ouro o nosso passo a passo sobre como fazer meu CNPJ, a contabilidade deverá solicitar a liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Este documento é obrigatório para todas as pessoas jurídicas instaladas em nosso país, sendo a sua emissão, de responsabilidade da Prefeitura do seu município.
Como fazer meu CNPJ pela internet
Após conferir o passo a passo do tópico anterior, veja como é fácil fazer o seu CNPJ pela internet com o apoio da Já Calculei Contabilidade:
- Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
- Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
- Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
- Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.
Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!