Você sabe o que é preciso para abrir uma empresa? Diariamente, milhares de empreendedores de todas as partes do Brasil buscam informações para abrir um negócio.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema, explicando em 10 passos como abrir uma empresa.
Sendo assim, se você está pensando em empreender e deseja esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como abrir uma empresa [Passo a Passo completo]
Pensando em abrir uma empresa, mas não sabe exatamente por onde começar? Não se preocupe, preparamos um passo a passo completo para apresentar todos os trâmites e etapas que envolvem a abertura de uma empresa e auxiliar você.
1.Contrate uma contabilidade
Quando o objetivo é abrir uma empresa, contratar um serviço de contabilidade deve ser o primeiro passo do empreendedor. Um contador, auxiliará você durante o processo para abertura da sua empresa, cuidando de toda legalização do negócio.
No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho do contador termina com a abertura da empresa. Além disso, este profissional trabalhará diariamente para manter a sua empresa em dia com o fisco.
São responsabilidades da contabilidade:
- Apurar e calcular impostos;
- Calcular a folha de pagamento;
- Emitir guias e documentos;
- Elaborar o balanço contábil e o DDRE;
- Entregar obrigações acessórias;
- Registra a admissão, o afastamento e o desligamento de funcionários;
- Dentre outras atribuições importantes.
2.Separe os documentos necessários
Após contratar um serviço de contabilidade, você receberá orientações para separar toda documentação que é exigida durante os trâmites para abrir uma empresa, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
- Certidão de Casamento (quando casado).
Ao contrário do que a maior parte das pessoas acreditam, a lista de documentos para abrir uma empresa não é composta por muitos itens. Além disso, em caso de dúvidas, o contador estará à disposição para auxiliar você.
3.Defina o CNAE da empresa
Dando sequência ao passo a passo para abrir uma empresa, você precisará definir em conjunto com o seu contador, qual será o tipo de atividade desenvolvida pela empresa, e por sua vez, qual o código CNAE que será vinculado ao CNPJ.
A propósito, CNAE e a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, uma tabela que possui mais de 1.300 atividades catalogadas, cada qual com um código de 7 dígitos numéricos associado.
Quando se decide abrir uma empresa, o CNPJ precisa ter entre 1 e 100 CNAEs (atividades) vinculadas.
4.Defina a natureza jurídica e o regime tributário
Na sequência do passo a passo sobre como abrir uma empresa, a contabilidade precisará definir com você, qual será a natureza jurídica (modelo de constituição) e o regime tributário da sua empresa.
Dentre as opções em natureza jurídica, podemos destacar:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A
Por sua vez, dentre as opções em regime tributário, podemos destacar:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Tome essas decisões com o auxílio do seu contador e tenha a certeza de fazer as escolhas certas em favor dos seus negócios.
5.Elabore um Contrato Social
Após suas primeiras decisões como empreendedor, você precisará elaborar o Contrato Social, documento que será utilizado para constituição da sua empresa e seu respectivo registro em cartório.
Dentre as informações que não podem faltar no contrato social para abrir uma empresa, podemos destacar:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outras informações importantes.
Em caso de dúvidas durante a elaboração deste importante documento, não deixe de esclarecer suas dúvidas com o seu contador.
6.Registre a empresa na Junta Comercial
Em mais um passo para abrir uma empresa, a contabilidade entrará com um pedido para registro do seu estabelecimento na Junta Comercial.
A Junta Comercial é uma espécie de cartório empresarial, cuja uma das atribuições consiste em registrar os pedidos e a documentação para abertura de empresas e outros tipos de pessoa jurídica, instaladas aqui no Brasil.
Para o registro da sua empresa neste órgão, você precisará pagar uma pequena taxa, mas não se preocupe, a contabilidade estará sempre orientando você.
7.Solicite a emissão do CNPJ
Por sua vez, após o registro na Junta Comercial, podemos avançar para uma das etapas mais esperadas, quando o assunto é como abrir uma empresa. Neste momento, a contabilidade solicitará a emissão do CNPJ da sua empresa.
O CNPJ é um documento obrigatório para toda pessoa jurídica, com grau de importância similar ao do CPF e responsabilidade pela emissão da Receita Federal do Brasil.
8.Solicite a emissão da Inscrição Estadual
Com o CNPJ em mãos, o contador poderá obter outros documentos importantes para uma empresa, dentre eles, a Inscrição Estadual, cuja emissão deve ser solicitada na Secretaria Estadual de Fazenda.
O documento em questão é obrigatório para todas as empresas que em razão das atividades que desenvolvem, precisam contribuir para o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
9.Solicite a emissão da Inscrição Municipal
Dando sequência ao passo a passo sobre como abrir uma empresa, a contabilidade precisará entrar em contato com a Prefeitura ou Secretaria Municipal de Fazenda do seu município para solicitar a emissão de outro documento muito importante: a Inscrição Municipal.
Algumas empresas podem ser dispensadas da obrigatoriedade de obter este documento. No entanto, o mesmo é fundamental para empresas que prestam algum tipo de serviço e precisam emitir a NFSe – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, bem como recolher o ISS – Imposto Sobre Serviços.
10.Receba o Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, assim que toda documentação listada nos tópicos anteriores for liberada, a empresa receberá o Alvará de Localização e Funcionamento, e com isso, poderá entrar efetivamente em atividade.
Para saber mais e abrir uma empresa, clique aqui e entre em contato conosco!